14/01/2013

Pescador diz ter fisgado no anzol peixe pré-histórico nas ruínas do Porto de Luis Correia

 Na tarde deste domingo nas ruínas do Porto de Luis Correia, o pescador amador de nome Didu Mazzulo conseguiu fisgar um peixe ao anzol que para ele, trata-se uma espécie rara, da idade da pré-história, "pois há mais de 30 anos está no ramo de pesca e nunca tinha visto nada igual".

Veja fotos:
 Ele disse que o peixe tentou morde-lo no momento que puxou a linha da água.
 O peixe tem a semelhança de um morcego
 O animal é raro e ninguém soube informar o nome certo da espécie
 Peixe morcego?
Didu exibindo outra espécie que conseguiu pegar na águas sob as pedras, localizada nas ruínas do Porto de Luis Correia

Atualizada as 15hs
Olá, sou acadêmico de ciências biológicas na Universidade Federal do Piauí e venho esclarecer que este peixe nao é na verdade pré histórico,pelo contrário, é muiuto comum na nossa costa brasileira.
isso é um ogcocephalus vespertilio,também chamado de peixe-morcego,é comum na costa brasileira, que possui um corpo achatado das costas para a barriga, formando um triângulo.Sua coloração é arenosa ou pardacenta com manchas escuras por toda parte superior de seu corpo e mede normalmente entre 10 a 15 cm, podendo chegar a 35 cm. Se alimentam de pequenos crustáceos e peixes, que atrai com o penacho que tem em seu focinho. São geralmente encontrados em águas quentes e rasas, em locais profundos e em todo Atlântico americano.

Atenciosamente, Solano Antonio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Peixe-morcego (Ogcocephalus vespertilio)São geralmente encontrados em águas quentes e rasas, em locais profundos em todo Atlântico americano.seja na areia, lodo ou entre rochas e corais, entre 1 e 150 m de profundidade. É um animal que pode chegar a 35 cm e seu corpo lembra uma grande flecha achatada de cabeça enorme e triangular. A boca, pequena, e protrátil, isto é, que pode se alongar para frente formando um tubo. Na ponta da cabeça há um chifre de osso no qual se esconde um órgão que funciona como uma “isca”: um espinho móvel com a ponta carnuda e que o peixe agita na sua frente para atrair presas.
Sua coloração varia de pálida a cinza escura, marrom, rosa ou avermelhada no corpo todo, com muitas manchas mais escuras.

Anônimo disse...

Peixe-morcego (Ogcocephalus vespertilio)