Imagem divulgação |
Depois de semanas de expectativa e um frenesi na mídia, o papa Bento 16 solenemente usou um tablet nesta quarta-feira e tentou mandar seu primeiro tuíte, mas algo saiu errado.
Imagens da TV Vaticano davam a impressão de que a primeira tentativa não deu certo. O papa, que ainda escreve seus discursos à mão, parece ter tido dificuldades ao tocar na tela, e o tuíte não foi enviado imediatamente. Então, ele precisou de uma pequena ajuda dos amigos.
O arcebispo dom Claudio Maria Celli, do Departamento de Comunicações do Vaticano, mostrou ao pontífice o que tinha de fazer, mas Bento 16 hesitou. O próprio Celli tocou levemente na tela, e lá se foi o tuíte papal.
"Caros amigos, tenho o prazer de entrar em contato com vocês por meio do Twitter. Obrigado pela sua resposta generosa. Eu abençoo todos vocês do meu coração", disse ele em sua introdução ao Twitter.
O tuíte foi enviado no final da audiência semanal do papa no Vaticano, diante de milhares de pessoas.
O papa já tem oito contas vinculadas ao Twitter: @Pontifex, a principal, é em inglês. As outras sete têm um sufixo no final para as diferentes versões. Por exemplo, a alemã é @Pontifex_de, e a versão em árabe é @Pontifex_ar. Os tweets serão transmitidos em espanhol, inglês, italiano, português, alemão, polonês, árabe e francês. Outros idiomas serão adicionados no futuro.
Minutos antes de enviar seu primeiro tuíte, o papa já possuía pouco mais de 1 milhão de seguidores em todas as línguas, e o número continua crescendo.
O papa, que, como líder da Igreja Católica, tem 1,2 bilhão de seguidores de sua palavra, não vai seguir ninguém no Twitter, segundo informou o Vaticano.
Leia mais na Folha de SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário