30/11/2012

Prefeitos do Piauí recebem certificado Selo Unicef 2012

 Foto: Eliane Regis 

                                          Dó Bacelar, de Porto, Jailson Pio de São Felix do Piauí, Francisco Bernardone de Aroazes e Neto Minervino do município de Stª Cruz dos Milagres.           
Os prefeitos piauienses Dó Bacelar, de Porto, Jailson Pio de São Felix do Piauí e Francisco Bernardone de Aroazes estiveram em Brasília nesta quinta-feira (29) e visitaram o gabinete da deputada federal Iracema Portella. Os gestores municipais são alguns dos homenageados na cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 - 2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia, que aconteceu no Museu Nacional na Capital Federal.
A deputada Iracema parabenizou os prefeitos e disse que ações como essa é muito válida para mostrar o desenvolvimento e o trabalho dos gestores em prol da população mais carente. “Investir nas crianças e jovens é investir no futuro” – disse a parlamentar.
O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do pacto nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 20 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira).
O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população.
Nos quatro anos de mobilização da Edição 2009 - 2012, os quase 1.800 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nessas regiões do país.
O Selo UNICEF Município Aprovado também promoveu um amplo processo de participação social por meio da realização de dois Fóruns Comunitários, ocasiões em que a comunidade teve a oportunidade de avaliar, elaborar e acompanhar propostas para melhoria das políticas para a infância e adolescência em seus municípios.
Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos.
No Semiárido, os municípios certificados conquistaram avanços e melhoras em, pelo menos, 18 indicadores de um total de 32 nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.
 Dó Bacelar, de Porto, Jailson Pio de São Felix do Piauí, Francisco Bernardone de Aroazes e Neto Minervino do município de Stª Cruz dos Milagres.
  Assessoria de Imprensa 
Deputada Federal Iracema Portella (PP-PI)

Nenhum comentário: