27/11/2012

Dengue: Brasil tem 77 municípios em situação de risco e 375 em alerta


Água Branca e São Raimundo Nonato figura entre as cidades do Piauí
Brasília – Levantamento divulgado hoje (27) pelo Ministério da Saúde indica que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue, incluindo uma capital, Porto Velho. Nessas áreas, onde vivem mais de 5,7 milhões de pessoas, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Além disso, 375 cidades estão em situação de alerta para a dengue (índice de infestação entre 1% e 3,9%), enquanto 787 registraram índices considerados satisfatórios (menores que 1%).
A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios brasileiros. No ano passado, 800 prefeituras haviam participado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito pelo governo desde 2003.
Das 77 cidades em situação de risco para a dengue, 58 participaram da pesquisa pela primeira vez e dez mantêm a classificação desde o ano passado. Em 2011, 48 municípios foram identificados em situação de risco, 338 estavam em alerta e 414 apresentaram índice satisfatório.
No Nordeste, mais de 70% das larvas do mosquito se concentram em reservatórios de água. No Sudeste, mais da metade dos focos (59,2%) estão em depósitos domiciliares. No Sul e no Centro-Oeste, o problema maior é o lixo, enquanto no Norte há uma situação de equilíbrio entre o armazenamento de água e o lixo.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que, em dezembro, o verão começa oficialmente no país e que o período é considerado predominante para a circulação do vírus da dengue. “Contamos com a parceria importante de estados e municípios para que a gente tenha uma mobilização com antecedência para evitar epidemias no próximo verão”, disse.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou que o LIRAa funciona como uma espécie de fotografia de momento e que a circulação da dengue deve aumentar em alguns municípios. “Teremos mais chuvas, o que é um ambiente mais provável para infestação do mosquito. Certamente teremos municípios com situação de epidemia”, disse.
Edição: Juliana Andrade - da Abr

Um comentário:

Boy disse...

Segue algumas dicas para combater a dengue:

Como evitar a reprodução do mosquito da dengue?
a) Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;
b) Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;
c) Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;
d) Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d'água;
e) Guarde pneus ao abrigo da chuva e da água;
f) Limpe as calhas dos canos;
g) Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;
h) Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada;
i) Ligue para o número 0800 770 5870 caso saiba onde há um terreno onde há água parada.

Como evitar ser picado pelo mosquito da dengue?
a) Usar calça comprida e blusa de manga comprida em tempos de epidemia. No verão, use tecidos leves e cores claras para suportar o calor.
b) Passar repelente diariamente as áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos, por exemplo.
c) Ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa;
d) Contratar uma Dedetizadora Desentupidora para dedetizar o local, a dedetização elimina os mosquitos existentes dentro da residência e evita a entrada de novos insetos;
e) Evitar os locais de epidemia da dengue.
Estas medidas devem ser tomadas sempre, contudo devem ser intensificadas em épocas de epidemia da dengue.

Abraços
Dedetizadora Desentupidora