Uma solenidade cívica e cultural realizada na noite de quarta-feira (12) marcou o 26° aniversário do Centro de Atendimento ao Trabalhador do SESI da cidade de Picos (CAT Picos). Centenas de pessoas entre pais, alunos, empresários, educadores, familiares e colaboradores do SESI local compareceram ao evento para conferir de perto todas as atividades da festa. Rodas de leitura, sala de artes, viodeteca, rotativas do conhecimento, música, oficinas, sessão de fotos, painéis e muito mais fizeram parte das comemorações.
Durante a cerimônia, a coordenadora do CAT Picos, Wilma Catão, fez uma breve explanação da atuação do CAT na cidade de Picos nesse 26 anos, que segundo ela, foram e estão sendo essenciais para o desenvolvimento local e da região. “Começamos aqui com uma Unidade Móvel de Saúde prestando serviços odontológicos e uma Colônia de Férias voltada para os usuários do SESI e seus dependentes”, disse a coordenadora, acrescentando que a sede própria da entidade local veio um ano depois.
“Hoje me orgulho de ter contribuído para o sucesso de muitos alunos que passaram pelo SESI e agora estão bem sucedidos em suas respectivas carreiras profissionais. Temos aqui, empresários, artistas e profissionais liberais que iniciaram a educação básica no SESI”, afirmou. Prosseguindo, Wilma nominou alguns nomes dessas pessoas e também frisou a importância de todos os colaboradores que também ajudaram no crescimento da instituição, tanto àqueles que já se aposentaram como os da ativa.
Um depoimento do ex-aluno Pedro Gabriel, de apenas 10 anos, emocionou aos presentes durante a cerimônia. De microfone em punho ele disse que “por motivos de força maior não estava mais estudando no SESI, mas que ali foi onde aprendeu a ser um menino educado e obediente”.
“O colégio e todas as professoram me deram a educação que tenho hoje. Nunca vou esquecer a minha passagem por aqui. Quero parabenizar a todos os meus colegas que ficaram e vou sempre me lembrar do que aprendi aqui no SESI”, concluiu Pedro, com o tom de voz embargado pela emoção sob o aplauso de todos.
Para o superintendente do SESI do Piauí, Mardônio Neiva, “a data marca a trajetória e o papel desempenhado pelo SESI nas áreas de lazer, saúde, educação e responsabilidade social. O SESI a cada ano tem investido para que seus usuários se sintam contemplados integralmente. Estamos cumprindo com o nosso papel, para fortalecer a indústria piauiense ainda mais”, ressaltou.
O presidente da Federação das Indústrias do Piauí e Diretor Regional do SESI, vice-governador Zé Filho, disse em entrevista que O CAT de Picos é um exemplo de trabalho sério e competente. “Nesses 26 anos, o SESI busca a qualidade e excelência nos serviços prestados à indústria piauiense promovendo saúde, educação, lazer e cidadania. Isso engrandece ainda mais nossos trabalhadores, suas famílias e o nosso Estado”, finalizou.
Implantado na cidade de Picos em 12 de setembro de 1986 com a denominação de Centro Integrado SESI/SENAI “Senador Nilo Coelho”, o CAT – Picos funciona hoje na Rua Projetada n° 70, no bairro DNER. A unidade atende trabalhadores e dependentes da indústria local e região nas diversas ares de atuação do Serviço Social da Indústria (SESI) que são: Saúde, Educação, Responsabilidade Social Empresarial e Esporte e Lazer.
Janio Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário