Nos últimos anos, o Governo do Estado busca soluções para o problema do tamanho do aeroporto Petrônio Portella.
Josué Nogueira
Da CCOM, com informações de Infraero
Da CCOM, com informações de Infraero
Governador Visita Obras do MOP no Aeroporto de Teresina (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
Quem precisou utilizar o aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, nos últimos meses, provavelmente sofreu algum transtorno por conta do espaço reduzido do local. E não é para menos: a capacidade de 250 mil passageiros por ano ficou para trás há mais de uma década. Hoje passam anualmente quase um milhão de pessoas, quatro vezes a mais que o planejado depois da última reforma, em 1999. Nos últimos anos, o Governo do Estado busca soluções para o problema, já fez o estudo para a construção de um novo aeroporto e de uma reforma emergencial. A solução mais viável no momento foi a de mudanças no local, como a construção de uma nova área de embarque e desembarque de passageiros.
O governador Wilson Martins explica que a luta por melhorias no aeroporto é antiga: “Sempre foi uma preocupação, desde a época em que eu era vice-governador a situação já nos incomodava, o aeroporto é sempre a porta de entrada de um lugar, queira ou não queira deixa a primeira impreensão”, disse ao visitar as obras dos dois Módulos Operacionais (MOPs) construídos.
A obra, que será inaugurada no dia 9 de julho, amplia as áreas dos terminais de embarque e desembarque do aeroporto. A área de embarque passará de 260m² para 820m²; a área de desembarque será ampliada de 240m² para 605m². Além disso, serão instalados cinco novos boxes para check-in, passando para 16, ao todo.
Com a inauguração dos novos módulos, a capacidade do aeroporto vai passar para 1,5 milhão de pessoas por ano. O custo da obra é R$ 4,5 milhões.
O governador Wilson Martins ressaltou a necessidade da mudança, que é de caráter emergencial, e falou da possibilidade de construção de um novo aeroporto. “Essa é uma obra que resolve temporariamente o problema. Estamos avaliando a construção de um novo aeroporto. Nos próximos dias devemos ter a visita de técnicos do Ministério da Defesa, da Agencia Nacional de Aviação Civil e da Infraero para analisar três terrenos que poderemos vir a desapropriar”.
Na última quarta-feira (27), os novos módulos entraram em operação. Eles possuem as mesmas facilidades das salas de embarque e desembarque tradicionais, como isolamento termo acústico e climatização, e contam com espaço para abrigar lojas, lanchonetes e livrarias. A publicitária Miriam Macedo foi uma das primeiras passageiras a usufruir do novo sistema. “Ficou tudo bem mais prático agora, antes a gente escolhia um vôo pensando também no desembarque em Teresina. Já cheguei a ficar uma hora esperando minha mala, agora com essas esteiras e o serviço melhorado, sei que vai mudar”, pontua.
Com a inauguração dos novos módulos, a capacidade do aeroporto vai passar para 1,5 milhão de pessoas por ano. O custo da obra é R$ 4,5 milhões.
O governador Wilson Martins ressaltou a necessidade da mudança, que é de caráter emergencial, e falou da possibilidade de construção de um novo aeroporto. “Essa é uma obra que resolve temporariamente o problema. Estamos avaliando a construção de um novo aeroporto. Nos próximos dias devemos ter a visita de técnicos do Ministério da Defesa, da Agencia Nacional de Aviação Civil e da Infraero para analisar três terrenos que poderemos vir a desapropriar”.
Na última quarta-feira (27), os novos módulos entraram em operação. Eles possuem as mesmas facilidades das salas de embarque e desembarque tradicionais, como isolamento termo acústico e climatização, e contam com espaço para abrigar lojas, lanchonetes e livrarias. A publicitária Miriam Macedo foi uma das primeiras passageiras a usufruir do novo sistema. “Ficou tudo bem mais prático agora, antes a gente escolhia um vôo pensando também no desembarque em Teresina. Já cheguei a ficar uma hora esperando minha mala, agora com essas esteiras e o serviço melhorado, sei que vai mudar”, pontua.
O superintendente da Regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio, recepcionou os passageiros do primeiro voo a utilizar os módulos. “Além dos módulos, o aeroporto está recebendo reformas e ampliações para as áreas de circulação de passageiros e operacionais, não é suficiente, mas vai resolver um grande problema de congestionamento que tínhamos aqui, além disso, o aeroporto vai ficar mais bonito e moderno ”, finalizou.
Cronologia
* 1967 - Inauguração do Aeroporto de Teresina
* 1978 – Ampliação da pista de pouso em 400m e construção de uma pista de taxi interligando o pátio de manobras e a pista de pouso;
* 1982 - Ampliação do pátio de aeronaves em 6.000 m2;
* 1984 - Houve a ampliação e reforma do Terminal de Passageiros;
* 1999 - Houve reforma e climatização do Terminal de Passageiros;
* 2012 – Ampliação dos Terminais de embarque e desembarque de passageiros (MOP’s)
Ranking de crescimento de passageiros do Nordeste dos meses de janeiro-maio/2012
1º Aracaju (26,34%)
2º São Luís (13,97%)
3º João Pessoa (8,97%)
4º Fortaleza (4,95%)
5º Teresina (1,19%)
6º Recife e Maceió (0,65%)
8º Natal (-3,69%)
9º Salvador (-6,7%)
Cronologia
* 1967 - Inauguração do Aeroporto de Teresina
* 1978 – Ampliação da pista de pouso em 400m e construção de uma pista de taxi interligando o pátio de manobras e a pista de pouso;
* 1982 - Ampliação do pátio de aeronaves em 6.000 m2;
* 1984 - Houve a ampliação e reforma do Terminal de Passageiros;
* 1999 - Houve reforma e climatização do Terminal de Passageiros;
* 2012 – Ampliação dos Terminais de embarque e desembarque de passageiros (MOP’s)
Ranking de crescimento de passageiros do Nordeste dos meses de janeiro-maio/2012
1º Aracaju (26,34%)
2º São Luís (13,97%)
3º João Pessoa (8,97%)
4º Fortaleza (4,95%)
5º Teresina (1,19%)
6º Recife e Maceió (0,65%)
8º Natal (-3,69%)
9º Salvador (-6,7%)
Nenhum comentário:
Postar um comentário