A Penitenciária Mista de Parnaíba, Dr. Fontes Ibiapina, (foto acima) apesar da quantidade de internos, chegando atingir pelo menos 300 deles, cuja capacidade de lotação de presos varia entre 120 aproximadamente, revela que o efetivo de policiais militares e agentes penitenciários é muito inferior em relação ao número de detentos.
Veja bem, o local está dividido entre seis guaritas, com visão para rua e dentro da prisão, sendo que apenas duas delas, contém guardas armados de fuzil. Na área externa das celas, no período noturno, ficam entre 4 ou 5 agentes para fazer a sentinela interna. Muito das vezes, ficam distraídos no jogo de cartas.
A 400m da penitenciária funciona o batalhão do Grupo Tático da Policia Militar, e mais adiante a delegacia da Mulher e o 1º DP, já a delegacia regional e o complexo do Menor fica quase de frente com o presídio. Em decorrência dos fatos. a secretária de justiça e cidadania do governo do Piauí, já deveria fazer uma análise da atual situação daquele sistema prisional, uma vez que grupos armados da bandidagem poderiam fazer algum tipo de resgate de presos pela falência da segurança do local.
Lado interno do presídio
Houve até uma especulação que os assaltantes que adentraram a casa do médico Edgar Veras, seriam resgatados por bandidos do estado do Ceará, por isso tiveram que ser transferidos para um presídio da capital.
Fotos Portal do Catita
Nenhum comentário:
Postar um comentário