O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Caldas (PRB), que assumiu o governo nesta quinta-feira (5) devendo ficar no comando do estado até a quarta-feira (11), poderá assumir o governo por novos períodos até outubro, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) volte a precisar deixar o país ou se licenciar.
Isso deve acontecer porque o presidente do Poder Legislativo, Arnaldo Melo (PMDB), não quer ser governador para evitar deixar inelegível a filha pré-candidata à Prefeitura de Colinas. Questionado pelo blog sobre o assunto, Marcos Caldas disse apenas estar pronto para desempenhar qualquer missão que Roseana lhe confiar. Ele já teve uma conversa com Roseana sobre o assunto antes da viagem dela para os Estados Unidos.
Marcos Caldas ao lado da noiva Renata Borges e autoridades durante solenidade no Leões. Foto: Geraldo Furtado/Secom
O deputado assumiu a cadeira nº 1 do Palácio dos Leões numa solenidade rápida, no final da manhã. A cerimônia foi coordenada pelo secretário-adjunto da Casa Civil, José Antonio Muniz, que, na ocasião, representou o secretário Luis Fernando Silva.
“Me sinto honrado com o compromisso que assumo agora, e prometo fazer o que estiver ao meu alcance para dar continuidade aos projetos de desenvolvimento do Estado já realizados pela governadora Roseana”, afirmou Marcos Caldas.
Deputados, prefeitos, secretários, familiares e amigos participaram da solenidade. Entre os presentes estavam secretário de Programas Especiais, João Alberto de Sousa; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Neto Evangelista; o deputado Edilázio Júnior (PV); o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho; a prefeita de Anapurus, Tina Monteles; e políticos da Região do Baixo Parnaíba como os pré-candidatos Dulcilene Belezinha (Chapadinha) e Helton Mesquita (Caxias).
“Ele saberá cumprir mais esse compromisso, tendo responsabilidade com o povo e fidelidade à governadora Roseana”, declarou Tina Monteles, prefeita de Anapurus. “Esse momento demonstra o amadurecimento democrático de nossas instituições e temos certeza que Marcos Caldas saberá conduzir o governo com eficiência”, destacou o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho.
Neto Evangelista destacou a juventude e força do novo governador e o apoio que terá da Assembléia Legislativa. “O segundo governador mais novo do Estado, assume com a responsabilidade e o compromisso de contribuir para o engrandecimento de todo o Maranhão”, disse Neto Evangelista.
Agenda
Após os cumprimentos, o governador em exercício participou de um almoço na churrascaria Pavan. Ele afirmou que dará seguimento aos ritos administrativos do governo. No sábado (6), ele viajará a Brejo, sua cidade natal, onde inaugurará o Centro de Ensino Patrício da Cunha Costa, escola quilombola que será instalada no povoado Saco das Almas.
No município, Marcos Caldas também assinará ordem de serviço para pavimentação de ruas, resultado de parceria entre o governo e a prefeitura. O governador em exercício retorna a São Luís no domingo (8).
As informações são do Blog do Décio
Nenhum comentário:
Postar um comentário