09/10/2011

SEM O VERMELHO

Limpe o seu nome e fique no azul em 2012

Maria Aparecida Silva
do Agora

Com o dinheiro extra no bolso do 13º salário, das férias e, em alguns casos, da restituição do Imposto de Renda, grana que vem nestes últimos meses do ano, o primeiro passo para limpar o nome é o devedor procurar os credores para renegociar o valor das dívidas.
Quando eles têm dinheiro na mão, segundo a assessora executiva do Procon-SP, Vera Remedi, os credores concedem até 70% de desconto no pagamento à vista. Isso porque, em geral, os juros são muito altos.
Outra alternativa apontada por ela é fazer empréstimo consignado com juros menores para renegociar dívidas do cheque especial e do cartão de crédito, que têm taxas de juros mais altas. O empréstimo consignado é oferecido para aposentados e pensionistas do INSS, servidores e trabalhadores de empresas que têm convênio com algum banco.
Segundo o Procon-SP, os gastos com compras, financiamento e crediário não podem passar de 30% do salário. Por isso, é importante fazer uma planilha com o orçamento doméstico. Por meio dela o consumidor vai descobrir se está gastando mais do que ganha.

Nenhum comentário: