Exames de gripe que demoravam 2 meses serão feitos em 1 semana
Novos laboratórios de H1N1 e Influenza do Lacen diminuirão tempo de espera para resultados de exames que antes eram mandados para SP.
Hérlon Moraes Ccom
Inauguraçao de Laboratórios de H1N1 - LACEN. (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
O Piauí passa a realizar exames que possibilitam o diagnóstico do vírus H1N1, causador da Gripe A, a partir desta segunda-feira (10). As amostras, que antes eram enviadas para São Paulo, passam a ser analisadas no Lacen, através do laboratório de H1N1, inaugurado nesta segunda-feira pelo governador Wilson Martins e a secretária estadual da Saúde, Lilian Martins.Antes, os exames colhidos no Piauí eram feitos no Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista e o resultado demorava até 60 dias para chegar ao Estado. Com os novos laboratórios o tempo cai para apenas uma semana. “Em 2010, tínhamos dificuldades até no armazenamento das amostras, que exigiam gelo seco. Tínhamos que comprar esse gelo no vizinho Estado do Ceará. A entrega do resultado demorava até dois meses. Agora o tempo máximo será de uma semana”, disse a diretora do Lacen, Symonara Faustino.
Além do laboratório de H1N1, foi inaugurado o laboratório de Influenza Sazonal, a popular gripe. As duas obras estavam no plano de metas da secretária Lilian Martins. “Desde o começo do ano perseguíamos a realização dessa meta. O Governo Federal, para se ter uma ideia, não sabe o panorama da gripe no Piauí pela ausência de um laboratório desses, agora a realidade é outra. Vamos ter condição de monitorar os casos de gripe e saber que vírus atuam no nosso Estado.”, disse a secretária.
O governador Wilson Martins elogiou o empenho da Sesapi em cumprir suas metas e reafirmou que a saúde é prioridade em seu governo. “Não mais precisamos enviar exames para fora do Estado isso gera uma economia para o erário público. O povo do Piauí não tinha acesso a este tipo de serviço”, afirmou o governador.
Ministro Alexandre Padilha
Wilson Martins aproveitou a oportunidade para anunciar mais melhorias para a saúde do Estado, como a inauguração, na quinta-feira, do primeiro aparelho de ressonância magnética público do Piauí, instalado no Hospital Getúlio Vargas (HGV). “Nosso ministro da Saúde está chegando dia 13 para participar da abertura da Conferência Estadual de Saúde e, na manhã do dia 14, vamos inaugurar o setor de imagem do HGV e do Ceir. Estamos comemorando o aniversário do Piauí com avanços na saúde”, anunciou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário