TSE registra 1,8 mi de filiações
O sistema Filiaweb, responsável pelo cadastro das informações, apresentou instabilidades ontem
Brasília. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 1.845.196 novas filiações a partidos políticos no intervalo de abril a outubro. Ontem, acabou o prazo para que as legendas enviassem à Justiça Eleitoral o balanço atual de seus quadros em todo o país.
O sistema Filiaweb, responsável pelo cadastro das informações, apresentou instabilidades ontem, segundo o próprio tribunal. Por conta disso, o PSD, por exemplo, tentou prorrogar o prazo para o envio das listas de seus filiados, mas o pedido foi negado pelo TSE.
"Para nós, todos eram novos filiados, a expectativa é filiar de 30 a 40 mil pessoas. Não temos avaliação de quantos se filiaram, o que está chegando é que tivemos alguns problemas no Paraná", afirmou o secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz.
Em sua decisão, a corregedora-geral eleitoral, Nancy Andrighi, afirmou que "os eleitores que pretendam concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições municipais, cujas filiações devem ter ocorrido, conforme previsão legal, até a última sexta-feira (7) no âmbito partidário, não serão prejudicados caso seus dados deixem de ser incluídos pelos respectivos partidos até hoje".
Em abril de 2012, será aberto um novo prazo para informações da base de filiados. A relação oficial de filiados deverá estar disponível a partir do dia 19. No dia 7, acabou o prazo para quem quiser disputar as eleições em 2012 se filiar.
Também foram registrados, entre abril e outubro deste ano, 543.306 desfiliações de eleitores. Essa movimentação foi motivada pelas eleições 2012, que estão marcadas para o dia 7 de outubro do próximo ano.
A título de comparação, entre outubro de 2010 e abril de 2011, foram registradas 229.001 novas filiações e 119.291 desfiliações.
Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.
O cronograma para o tratamento dos dados de filiação partidária da segunda semana de abril de 2012 deverá ser aprovado até março do próximo ano.
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário