06/05/2011

TV & A NATUREZA


Globo Mar denuncia pirataria no Parcel Manuel Luís


Blog do Décio

O programa Globo Mar, que foi ao ar ontem, mostrou as belezas de duas das regiões do país: O Delta do Parnaíba, rebatizado de Delta das Américas, na divisa do Maranhão com o Piauí, e O Parcel de Manuel Luís, espécie de “Triângulo das Bermudas” maranhense onde estão naufragados cerca de 200 navios. Foram oito dias de expedição. Na primeira parte do programa, a equipe do Globo Mar saiu de São Luís até Tutóia para conhecer o Farol de Santana e a pesca do caranguejo. É dessa região que sai praticamente todo o crustáceo consumido no Brasil. Clique e veja:




Durante a viagem os ventos eram tão fortes que o apresentador do programa, Ernesto Paglia, teve de amarrar um corda na rede dentro do catamarã usado na expedição para não ser jogado ao mar. Assista:




Na saída do Delta para o Parque Estadual do Parcel de Manuel Luís, o barco da equipe encalhou e o incidente criou a oportunidade para mostrar como acontece a pesca de batida, quando os pescadores batem na água no sentido de espantar os peixes que se prendem nas redes de pesca. No Parcel, a equipe megulha e conhece alguns dos navios naufragados e a extensa fauna e flora, que inclui até o estranho peixe morcego. A equipe também denuncia a pirataria no local. Um barco do Ceará é visto na região e, denunciado ao Ibama, é recolhido porque provavelvemente estaria roubando o que restou dos navios naufragados. Clique e veja:



Nenhum comentário: