23/04/2011

PORTO DE SÃO LUIS

Mais navios no feriado
Ontem 36 estavam fundeados na Baía de São Marcos


Ernesto Batista - Imparcial

Quem está na praia e olha para o horizonte , pode contar até 36 navios fundeados na Baía de São Marcos
 

A fila de navios esperando para atracar no Complexo Portuário de São Luís (CPSL) aumentou com o feriado da Páscoa. Agora há 44 navios no fundeadouro da baía de São Marcos, um recorde desde que a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale passaram divulgar os dados de movimentação de cargueiros em seus portos.
E o número de navios na espera ainda deverá aumentar, porque outros oito navios – entre eles o supergraneleiro Berge Stahl – deverão chegar a São Luís até o final do feriadão da Páscoa.Ontem, era possível contar da praia 36 navios. Os demais estão em áreas de fundeio que não podem ser visualizadas das praias.
A maior parte dos navios que estão na espera, veio aos portos maranhenses para buscar minério de ferro e devem atracar no Terminal Portuário de Ponta da Madeira ou no Píer 2 do Porto do Itaqui, que é arrendado para Vale.
O fato de haver navios na barra esperando para atracar não é necessariamente uma notícia ruim. O fato apenas indica que há mais cargas sendo movimentadas, que há retomada do comércio exterior depois do tombo provocado pela crise da bolha imobiliária norte-americana e confirma o interesse mundial pelo minério de ferro de Carajás, considerado um dos mais puros do mundo, e na soja brasileira, que este ano terá safra recorde.
Cerca de um quinto dos navios fundeados na baía vem à São Luís para trazer produtos, como derivados de petróleo, fertilizantes e carvão, que são insumos que vão ajudar a movimentar diversos setores da economia maranhense: Fertilizantes, carvão, GLP , cimento, entre outros.

Nenhum comentário: