13/09/2010

TROPICÁLIA - ELEIÇÕES 2010

*O tempo médio de votação nas eleições deste ano será de 1 minuto e 30 segundos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cálculo foi feito pelo TSE com base em informações de 2008.
Há dois anos, quando foram as urnas para eleger prefeitos e vereadores, os brasileiros gastaram, em média, 31 segundos.

*Como neste ano os eleitores irão votar em seis cargos - presidente, governador, deputados estadual e federal e dois senadores -, a expectativa é a de que o tempo gasto na urna seja maior. Para facilitar o voto no dia 3 de outubro, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levar o número de seus candidatos anotados em um papel, a famosa cola. Além de evitar esquecimentos, a cola torna a votação mais ágil. 

*O TSE veiculará este mês uma campanha de esclarecimento, no rádio e na televisão, com informações específicas sobre os procedimentos de votação. O primeiro voto será para deputado estadual. O segundo será para deputado federal. Depois vem o senador, em seguida, o segundo voto de senador. Logo após o voto para governador, e o último será o voto para presidente. A eleição é no dia 03 de outubro!, Tendo início as 08h da manhã. Leve o título e um documento com foto. RG ou Carteira de Trabalho - ou mesmo Habilitação, para quem possui.

*Com três semanas de campanha pela frente, Cid Gomes (PSB) alcançou percentual que supera o dobro das intenções de voto dos adversários somados. A nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha mostra que o governador e candidato à reeleição voltou a subir, enquanto seus principais adversários oscilaram, para baixo, dentro da margem de erro.


*Quando se leva em conta só os votos válidos, Cid alcança 69%. Com isso, seria reeleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Para vencer sem precisar passar pelo segundo turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos. Nesse cálculo, são descartados votos em branco, nulos, eleitores que dizem não votar em nenhum candidato e aqueles que ainda não sabem em quem votar.


*Levando-se em conta o total de votos, Cid chegou a 58%, cinco pontos percentuais a mais do que tinha na pesquisa anterior, realizada no fim de agosto. Desde a primeira pesquisa O POVO/Datafolha, realizada em julho, o atual governador acumula alta de 11 pontos. Com as informações de o Povo Online

Nenhum comentário: