19/06/2010

TECNOLOGIA DE PONTA

PM pronta para receber um choque não letal

Batalhão de Choque começa a usar este ano equipamentos como granada ‘bailarina’, spray de espuma e pistola elétrica. Tecnologia chegará a todas as unidades da capital

 

POR VANIA CUNHA - O Dia
Rio - Escopetas com balas de borracha, sprays de pimenta, armas que emitem choques, granada que ‘dança’ pelo chão. A tecnologia não-letal invadiu o Batalhão de Choque (BPChoque) e, até o fim do ano, deve começar a ser utilizada pelos policiais também no trabalho diário. A Polícia Militar tem projeto para, até 2014, abastecer todos os 19 batalhões da capital, especializados e Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) com os equipamentos. Enquanto aguardam a chegada do material, policiais têm feito treinamentos para se familiarizar com as técnicas, que permitem desde dissipar uma manifestação até mesmo imobilizar uma pessoa.

Com uma escopeta calibre 12 adaptada para atirar balas de borracha, os policiais demonstram o impacto da munição. Apesar da variedade de tamanhos impressionantes e de calibres, as balas têm um único efeito: imobilizar o agressor através de um impacto controlado. A massa de modelar e o boneco de madeira utilizados na demonstração, alvejados a 20 metros de distância, ficaram marcados pelo que teria o efeito de um hematoma no corpo humano. Também houve testes com munição de tinta e de tinta lavável.

Nenhum comentário: