PROJETO TARTARUGAS DO DELTA
Mesmo diante de algumas dificuldades registradas nas praias de desova de tartarugas marinhas, o ano de 2026 iniciou com resultados positivos. Desde o começo da temporada, em dezembro de 2025, novos ninhos vêm sendo identificados, e o número já se aproxima de 20 ninhos registrados até o momento.
Os monitoramentos acontecem diariamente e são realizados pela equipe do Projeto Tartarugas do Delta, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com apoio da APA Delta do Parnaíba e Eólica Pedra do Sal.
A identificação dos ninhos é feita por meio da observação de rastros das tartarugas, flagrantes do momento da desova ou relatos de pessoas que presenciam esses eventos nas praias.
“Contamos com a ajuda de várias pessoas nesse processo, como donos de bares e restaurantes, pescadores e frequentadores das praias. É fundamental que entrem em contato com o Projeto caso flagrem uma tartaruga ou percebam algum rastro, para que nossa equipe possa realizar a identificação e acompanhar adequadamente o desenvolvimento dos ninhos”, destacou Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Tartarugas do Delta.
Para garantir a conservação ambiental eficaz das praias de desova de tartarugas marinhas, é essencial a adoção de medidas que reduzam os impactos humanos diretos e indiretos. Entre as ações mais importantes estão o controle da poluição luminosa, a gestão adequada dos resíduos sólidos e a restrição do tráfego de veículos na faixa de areia.
Para comunicar ocorrências, ligue para (86) 9 9968-0197.
Comunicação TD


Nenhum comentário:
Postar um comentário