16/04/2024

PF combate grupo criminoso em operação contra tráfico interestadual de drogas

Durante a Operação Narco Grooming, foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 18 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 44 veículos

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16/4, a Operação Narco Grooming, com o objetivo de combater grupo criminoso envolvido no esquema de aliciamento e financiamento de “mulas” do tráfico interestadual de drogas.

A operação mobiliza mais de 70 policiais federais, que cumprem 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 18 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 44 veículos em Manaus/AM, Tabatinga/AM e Sorocaba/SP.

Com o uso de cão farejador, foi realizada a prisão em flagrante de indivíduo com mais de 10 kg de drogas no aeroporto internacional em Manaus.

As investigações apontaram a existência de um grupo criminoso que aliciava e financiava indivíduos que transportavam drogas para outros estados do Brasil, em especial, para São Paulo. Também foi identificado o sujeito que recepcionava a droga e a “mula” do tráfico.

Além disso, foi possível identificar, os responsáveis por lavar o dinheiro do grupo criminoso, que usavam pessoas interpostas (laranjas), empresas de fachada, dentre outras técnicas para lavagem de capitais, como, por exemplo, a compra e venda de veículos.

As medidas cautelares deferidas judicialmente visam obter elementos que comprovem a prática dos crimes investigados, além de aprofundar a investigação sobre a procedência, destinação da droga e identificação de outras pessoas envolvidas.

As penas dos crimes de tráfico de drogas, associação paro tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar 30 anos de reclusão.

 



COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PF NO AMAZONAS

Nenhum comentário: