BRASÍLIA
O presidente do IBGE, Rios Neto, esteve nesta quarta-feira (30), em Brasília, no gabinete do deputado Júlio César para falar sobre o Censo Demográfico 2022. Na próxima sexta-feira (02), Rios estará em Teresina para a divulgação da primeira etapa da coleta. O Piauí será o primeiro estado a ter a divulgação dos dados do novo censo.O evento acontece no auditório do Hotel Uchoa, no bairro Noivos, às 9h30. “Faremos uma apresentação do que já temos pronto do levantamento dos nossos recenseadores que andaram por todo o Piauí, traremos dados novos e importantes para um novo mapeamento das cidades e da população”, disse o presidente do Ibge.
O deputado Júlio César lembrou que o último censo realizado no Brasil foi em 2010 e que os municípios estão no prejuízo nos repasses constitucionais. “Grande parte dos municípios piauienses estão no déficit. Hoje as transferências são feitas de acordo com o censo de 2010, doze anos se passaram e houve grande aumento populacional e isso precisa ser corrigido urgentemente”.
A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente. O repasse mínimo é para municípios com até 10.188 habitantes e o máximo para as capitais. Dos 224 municípios do Piauí, 161 recebem o menor repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Ascom/Dep. Júlio Cesar
Nenhum comentário:
Postar um comentário