07/10/2022

Outubro Rosa: MPF apoia campanha de diagnóstico precoce do câncer de mama

Imagem: Ascom MPF/PI


O edifício-sede do Ministério Público Federal, em Teresina (PI), será iluminado de rosa durante as sextas-feiras do mês de outubro em apoio à Campanha Outubro Rosa. O objetivo da iluminação temática é conscientizar a população sobre a necessidade de se combater o câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Além da iluminação, o órgão promove campanha de conscientização interna, por meio da divulgação de cartazes, cards, matérias e vídeo, para chamar a atenção dos integrantes da instituição sobre a importância do diagnóstico precoce. Também será realizada exposição de produtos da Rede Feminina de Combate ao Câncer, entidade nacional de apoio às pacientes, que conta com representação no estado do Piauí.

Dados - Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Lei dos 60 dias - No Brasil, a Lei 12.732/12, que começou a vigorar em maio de 2013, garante ao paciente com câncer o direito de iniciar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença. Em caso de descumprimento, qualquer cidadão pode denunciar o descumprimento por meio da plataforma MPF Serviços do MPF, no endereço: www.mpf.mp.br/mpfserviços.

Outubro Rosa – O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí

Nenhum comentário: