16/05/2022

Policia Civil do Maranhão prende parnaibano acusado de fraude em concurso público

 O delegado que coordenou a operação com a prisão de cinco pessoas é o parnaibano Tiago Castro

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da 23° Delegacia Regional de Polícia de Buriticupu/MA, com apoio das Delegacias de Polícia de Arame e Bom Jesus das Selvas, no final da manhã de hoje, 15 de maio de 2022, realizou a prisão em flagrante de cinco pessoas, pela prática do crime de fraude em certame de interesse público, previsto no art. 311-A, do Código Penal.

Após o recebimento de informações sobre uma possível fraude que ocorreria no concurso público do município de Buriticupu/MA, com a circulação de áudios e prints pelo aplicativo "WhatsApp", uma equipe da Polícia Civil passou a realizar levantamentos e conseguiu identificar o nacional de iniciais J.H.U.D., oriundo do Estado do Piauí, bem como verificar o local onde o indivíduo estava hospedado  e o colégio onde esse faria prova. 

De imediato foi feita representação pela busca e apreensão domiciliar no quarto de hotel onde J.H.U.D. estava hospedado, e iniciado monitoramento deste, sendo  realizada abordagem quando estava saindo do local de prova. Em razão das evidências colhidas foi dada voz de prisão ao indivíduo, cumprido o mandado de busca e apreensão e o mesmo encaminhado para  delegacia de polícia para os procedimentos legais.

O investigado tem como "modus operandi" realizar pessoalmente a prova e passar suas respostas (gabarito) para outros inscritos no concurso, através do aplicativo "WhatsApp ", para candidatos que o "contrataram" previamente, pela quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais). 

Foram identificadas 04 candidatas inscritas no concurso que pagaram os mencionados valores, sendo todas encaminhadas para a delegacia de polícia.

A rápida ação da Polícia Civil impediu que o nacional J.H.U.D. enviasse suas respostas para as candidatas inscritas, trazendo um maior prejuízo ao andamento do concurso público.  Todavia, as diligências continuam a fim de apurar o envolvimento de outras pessoas no delito investigado.


Delegado Tiago Castro. 

Nenhum comentário: