20/02/2021

Sistema Faepi Senar participa da abertura oficial da colheita da soja

O presidente do Sistema Faepi/Senar - PI e deputado federal Júlio César e o superintendente do Senar – PI Diego da Paz, participaram  nesta sexta-feira (19/02), na Fazenda Ribeirão, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), do evento de Abertura da Colheita da Soja no Piauí.

A solenidade teve a participação do secretário da Fazenda Rafael Fonteles, que representou o governador Wellington Dias; a secretária do Agronegócio Simone Pereira; o presidente da Aprosoja no Piauí, Auzir Neto; parlamentares; representantes de entidades do setor; do Banco do Nordeste e produtores rurais.

Durante sua fala,  o presidente do Sistema Faepi/ Senar –PI, dep. federal  Júlio César  destacou suas ações em favor do setor como a renegociação das dívidas com os Fundos Constitucionais, como FNE (Nordeste), FCO (Centro-oeste) e FNO (Norte); reestruturação dos Fundos de Desenvolvimento Regional e as diretrizes para a renegociação das dívidas com o Finor e o Finam; além da Medida Provisória da  renegociação das dívidas dos agricultores que também abrange pequenos empresários e comerciantes.

Ele ainda destacou seu trabalho através de destinação de emendas pela recuperação das estradas dos Cerrados, como as que ligam os municípios de Uruçuí, Manoel Emídio, Ribeiro Gonçalves. Através da Secretaria do Agronegócio (Seagro), Júlio César pleiteou a recuperação de 68 km da PI-392, considerada uma das rodovias mais importantes para o escoamento da produção de grãos do Estado e que  liga o município de Ribeiro Gonçalves (divisa com o Maranhão) a Bom Jesus, passando por Baixa Grande do Ribeiro, Serra Uruçuí, Serra das Laranjeiras (Entroncamento com a Rodovia Transcerrados/PI-397) e Currais, cuja assinatura da ordem de serviço foi assinada, pelo Governo do Estado, durante o evento. “É de fundamental importância para o agronegócio, que é a base do PIB do Estado, a recuperação as vias que vão permitir o escoamento da produção do cerrado”, afirma Júlio César.

PRODUÇÃO
A região de Baixa Grande do Ribeiro, que depois de ficar entre os 50 municípios brasileiros com maior valor de produção agrícola em 2020, será em 2021 a região do cerrado do Piauí com maior área plantada de soja, segundo dados da Aprosoja.
A previsão é de que sejam superados os 200 mil hectares, o que coloca a região em primeiro lugar, seguida da região de Uruçuí que deve se consolidar com mais de 150 mil hectares. Regiões como a de Bom Jesus, Monte Alegre, Gilbués, Barreiras do Piauí, Santa Filomena e Corrente devem ficar entre 70 a 100 mil hectares.⠀ 

 Isolda Monteiro

Nenhum comentário: