17/10/2020

Sindicato dos professores de Parnaíba desmente Mão Santa sobre aumento salarial

 


Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), regional de Parnaíba, publicou nota oficial em seus canais de comunicação informando sobre inverdades ditas nos discursos do atual prefeito da cidade, Mão Santa, em relação ao aumento salarial concedido à classe. De acordo com Nadja Maria da Silva Araújo, presidente do SINTE-PI Parnaíba, a classe recebeu um aumento de apenas 1,31%, tendo em vista que 3% do repasse foi consumido pelo aumento dos repasses ao Instituto de Previdência do Município de Parnaíba (IPMP).

“O prefeito de Parnaíba vem falando em seus discursos que implantou o piso salarial dos professores municipais de 2020, porém, o que ele fez foi colocar 12,34% para a classe A (Ensino Médio), nível 1, na qual não existe nenhum servidor há bastante tempo, pois não é permitido fazer concurso para o magistério sem ser graduado. Para o restante dos servidores ele implementou apenas 4,31%, que é bem distante do piso salarial. Porém, no mês de julho foi aprovado o aumento da contribuição do IPMP de 11% para 14% com o desconto começando a partir do mês de novembro de 2020. Com isso, o aumento de 4,31% passa a ser de 1,31%, já que os 3% vão para o IPMP”, consta no documento.

Ainda de acordo com o documento, “os profissionais em educação não receberam o reajuste linearmente, sendo assim desvalorizados. Uma profissão que é a base de todas as outras profissões deve ser valorizada e respeitada”, consta.  

Thamirys Viana

Nenhum comentário: