Projeto de autoria do vereador André Neves visa promover o acolhimento e inclusão de idosos em um convívio social.
A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou nesta terça-feira (15) o projeto de lei que institui o “Programa de Apadrinhamento de Idosos”. A matéria de autoria do vereador André Neves tem o objetivo de facilitar e ampliar o acolhimento de pessoas idosas que vivem em entidades públicas e privadas, através de um cadastro de voluntários.
Com isso, as pessoas que se cadastrarem poderão fazer o apadrinhamento dos idosos em finais de semana e feriados. A medida deve possibilitar e simplificar a inserção e o convívio social, além de melhorar as condições de vida destas pessoas, que em muitos casos acabam esquecidas e abandonadas até mesmo pela própria família.
O cadastro é facultativo, sendo um instrumento que legitima o voluntário na adesão ao programa. O projeto prevê ainda que o responsável legal da pessoa idosa e/ou a instituição onde o mesmo reside deverá autorizar o apadrinhamento, bem como autorizar a saída do idoso para o convívio familiar com o voluntário do programa.
“Esperamos ir de encontro a uma necessidade urgente que nós, enquanto sociedade, temos de cuidar melhor dos nossos idosos, promovendo ações e campanhas que busquem melhorar a qualidade de vida deste público. O acolhimento e inserção em uma convivência social e familiar é fundamental para isso”, disse o vereador André Neves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário