As visitas virtuais podem ser um fator para proporcionar uma melhora do paciente
Foi um momento muito especial e de emoção para José Fernandes, pai de uma das pacientes internadas no HCE. Ele estava sem notícias da filha desde que ela deu entrada no hospital, no dia 2 de junho. Acompanhado da esposa, ambos não seguraram as lágrimas ao ver a filha pela primeira vez após dias.
“Quando ela veio para cá, não aguentava nem falar, estava com dificuldade por causa da respiração. Então agora ela já conversa com a gente. Nós achamos que ela estaria muito triste, mas ela está bem. Minha esposa não dormia de preocupação e após a visita ficamos mais tranquilos. Minha filha está se sentindo mais segura”, afirma.
A expectativa de José Fernandes é que o filho da paciente realize a visita em breve. O pai conta que a família é muito unida e isso foi uma forma de tranquilizar todos que estavam ansiosos por notícias da paciente. “Ela disse que está bem e nós também estamos”, comenta.
A iniciativa tem objetivo de estreitar os laços entre família e paciente, além de ser uma forma de tranquilizar os familiares neste momento delicado. Além disso, é um trabalho preventivo para evitar o desenvolvimento de algum transtorno psíquico nesse paciente isolado. Segundo a psicóloga do Hospital de Campanha, Juliana Mororó, as visitas virtuais podem ser um fator para proporcionar uma melhora do paciente. A mente afeta o corpo e isso pode resultar em doenças psicossomáticas e a saúde mental contribui no processo de recuperação do corpo.
“Esse isolamento pode contribuir para o desenvolvimento de transtorno psíquico, ansiedade ou depressão. O paciente já está passando pelo processo do adoecimento, então a gente minimiza esse sofrimento psíquico que o processo de internação faz. Sair da rotina, ficar isolado, ficar longe da família, por isso a importância desse elo, para deixar tanto o paciente como o familiar tranquilo”, ressalta.
Ao chegar ao hospital, o paciente passa por uma triagem e logo é identificado o contato da família para realização da visita. A equipe de psicologia e assistência social do HCE agenda com a família, que se desloca ao hospital e realiza a visita virtual em uma das cabines destinadas exclusivamente para isso.
Tecnologia
Para Leonardo Chagas, diretor de operações da Piauí Conectado, o objetivo é oferecer segurança a todos, tanto aos familiares como aos pacientes e também aos profissionais do hospital. “A tecnologia vem se mostrando essencial durante esse período da pandemia e a Piauí Conectado está oferecendo todo aparato tecnológico para contribuir com o enfrentamento da Covid-19 e para oferecer conforto aos pacientes e famílias”, afirma.
Ao todo, são quatro cabines de transmissão remota preparadas com estrutura da rede Wi-Fi Piauí Conect, tablets e notebooks com a plataforma Cisco Webex para receber as famílias durante as visitas virtuais.
A iniciativa faz parte do Projeto Piauí Conectado, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções através da tecnologia.
Letícia Santos
Assessoria da Piauí Conectado
Nenhum comentário:
Postar um comentário