05/03/2020

HUT limita doação de sangue e SENATEPI reage

Direção do HUT emitiu memorando limitando folga dos servidores doadores de sangue. 

Doar sangue é um ato de amor e de solidariedade, afinal é grande o número de pacientes que precisam de reposição de sangue. Sabendo dessa necessidade, muitas entidades de classe realizam campanhas de doação de sangue, a exemplo do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi). Mas, no último dia 17 de fevereiro, um memorando da direção do Hospital de Urgência de Teresina acabou por limitar a quantidade de folgas por conta das doações.

O presidente do Senatepi, Erick Riccely, explica que a direção do HUT emitiu o documento informando aos servidores que só poderão deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue. "Essa postura da direção do HUT é contrária a necessidade do próprio hospital que precisa de inúmeras bolsas de sangue diariamente. Acredito que o número de doação irá diminuir drasticamente", avalia Erick.

O presidente do sindicato espera ainda ter um diálogo maior com a direção do HUT para que a situação seja resolvida. "Recebemos muitas reclamações da categoria que entende a real necessidade da doação de sangue. Queremos interceder pelo servidor e estamos buscando uma mudança de postura por parte dos gestores do hospital", finaliza.

Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi), menos de 1% da população piauiense doa sangue com regularidade. Por dia, o Hemopi recebe cerca de 160 doadores quando o ideal seria o dobro, além disso, ele é o responsável pelo atendimento em todos os municípios do Piauí.

ASCOM

Nenhum comentário: