31/03/2020

A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA


ARTIGO*

A Previdência Social tem o objetivo de proporcionar aos seus beneficiários meios indispensáveis para sua manutenção, seja por motivo de incapacidade, idade avançada, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte. Nessa linha de raciocínio, há um conjunto de normas que abre caminho para a paz social.


Porém, segundo o Advogado Previdenciarista, Dr. Pedro Henrique Furtado, nem sempre esses direitos são imediatamente reconhecidos, de modo que o segurado fica no limbo, sem saber se realmente o direito lhe assiste ou não. É nessa ocasião que surge a figura do advogado previdenciarista, que é um profissional indispensável à administração da Justiça, que se porta como a única voz em favor de um cidadão que se sente desamparado pela ineficiência do Estado.

A militância do advogado, na maioria esmagadora das situações, está ao lado do desamparado. Ele é quem – e talvez o único – que abre as portas de seu escritório ao excluído social, e através de sua mão, com uma luta árdua, mas gratificante, consegue levar ao desamparado, ao humilde, os benefícios que a lei previdenciária lhe garante, inclusive, encurtando sua distância com a Previdência Social, ao ponto de ninguém se dizer órfão do Direito Previdenciário.

Além disso, o advogado executa a missão de concretizar no seio social a figura do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, inserindo o conceito de cidadania para vários brasileiros.

Assim, é um profissional que se diferencia dos demais, tendo em vista que se vê diante de situações dramáticas, com histórias chocantes de pessoas que não tem amparo algum, nem do Estado e muito menos da família. Pessoas que depositam a esperança de se alimentar, vestir e sobreviver nestes advogados.


Por esse caminho, segundo o Dr. Victor de Aguiar Pires, Advogado Previdenciarista, o Direito Previdenciário está atrelado aos Direitos Humanos, tendo em vista que ao atuar nessa área, no exercício de sua profissão, contribui com uma parcela significativa no combate à tragédia social da fome, na promoção do bem comum, a paz social, aos serviços e às riquezas nacionais. Em outras palavras, o advogado previdenciarista ajuda o Brasil a quitar sua dívida social com a nação, a ponto de servir como distribuidor de renda. Sem sombra de dúvida, o advogado previdenciarista é o soldado da linha de frente dos direitos sociais, que implicam na expressão de valores de isonomia, solidariedade e liberdade.

Respeitar a prerrogativa do advogado previdenciarista representa, em sua maior instância, respeitar o direito de dignidade do próprio cidadão. Não há outro sentimento a não ser a indignação, quando o voluntarismo de quem quer que seja atenta contra direitos fundamentais e básicos das prerrogativas dos advogados que militam na área previdenciária, haja vista que esses profissionais estão sendo, sozinhos, a voz de quem se vê desamparado pelo Estado.

Fale o que achou deste artigo, ou para mais informações entre em contato pelos
e-mails: adv.victorpires@gmail.com / pedrohenrique.pacheco@hotmail.com

Dr. Pedro Henrique Furtado Azevedo Pacheco
Dr. Victor de Aguiar Pires
__________________________________
Advogados Previdenciaristas

Nenhum comentário: