30/12/2019

Sesapi moderniza o atendimento no serviço de Tratamento Fora de Domicílio


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do programa de Tratamento Fora de Domicílio – TFD disponibilizou três mil passagens aéreas para pacientes e acompanhantes no período de maio a dezembro de 2019. O serviço é oferecido a quem precisa de atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em outro município ou Estado quando ele é inexistente no local de origem do paciente.

No caso das passagens aéreas para o deslocamento do paciente, o TFD também custeia a passagem do acompanhante. Em casos que o paciente vai para o transplante, são compradas passagens para o paciente, acompanhante, doador e acompanhante para o doador.

A solicitação do Pedido de TFD é feita através da Secretaria de Saúde e submetida à apreciação dos auditores-reguladores da Coordenação Estadual do TFD. As solicitações de referenciamento interestadual nas áreas de alta complexidade hospitalar, nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Bariátrica, Epilepsia, Neurocirurgia, Oncologia e Ortopedia cujos procedimentos não são realizados pela rede SUS do Estado, são encaminhados ao componente estadual da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade – CNRAC, através de formulário próprio – Laudo Médico da CNRAC.

Para se inscrever no programa de Tratamento Fora do Domicílio, o paciente precisa de laudo médico e exames que comprovem a patologia, além da apresentação de documentos pessoais, cartão do SUS e documentos específicos em casos oncológicos. Os acompanhantes precisam ser maiores de 18 anos, apresentar documentos pessoais e cartão do SUS.

De acordo com a diretora do TFD em Teresina, Vanessa Souza Cruz, neste ano de 2019 houve a necessidade de otimização dos trabalhos do TFD e para isso foram estabelecidos procedimentos para facilitar a rotina do trabalho. O serviço ganhou um cadastro dos pacientes em sistema TFD Digital em que já foram cadastrados 3 mil 180 processos. “ Reorganizamos o fluxo de atendimento no serviço social para melhorar o processo de humanização no atendimento dos pacientes, no encaminhamento dos processos para as diferentes Centrais de Regulação referidas e agilidade na preparação das passagens junto ao CPD, além das orientações específicas de primeira viagem”, explica Vanessa.

Além disso, este ano foi dada maior celeridade nos processos auditados para melhorar o fluxo para o setor financeiro da Sesapi. “ A mudança de prédio trouxe maior conforto para quem é atendido e quando nós recebemos um paciente pela primeira vez esse atendimento é fiscalizado e cobrada uma prestação de contas para reduzir ao máximo o tempo de espera dele. A Sesapi quer garantir a universalização do acesso à saúde”, ressalta a diretora.

ASCOM/SESAPI

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