14/02/2019

SAÚDE

Quando roncar se torna um problema para a saúde?


O roncar é mais comum do que parece e pode surgir em qualquer idade. Ele acontece quando as vias respiratórias são bloqueadas ou obstruídas, dificultando assim a passagem de ar para os pulmões. O problema não aparece sozinho. Ele pode estar relacionado, principalmente, a doenças do sono, como a apneia, a má formação dos dentes, obesidade, a problemas respiratórios e as amígdalas.

O otorrinolaringologista, Erick Barros, explica que o ronco é o barulho provocado durante o sono, pela vibração exagerada dos tecidos da garganta enquanto ocorre a passagem de ar, não sendo prejudicial diretamente à saúde. O que faz mal ao paciente é a apneia obstrutiva, que é definida como breves e repetidas interrupções da respiração causadas pelo fechamento da passagem do ar no nível da garganta, enquanto a pessoa dorme.

 “Os pacientes que tem esse problema se queixam de muita sonolência diurna, cochilos constantes e perda da capacidade de concentração. Dessa forma, essa doença interfere muito na qualidade de vida do paciente”, pontua o médico.

Todas as pessoas podem apresentar apneia do sono, até mesmo crianças, mas alguns fatores de risco destacam um grupo que possuem propensão a ter a doença: ser do sexo masculino e ter mais de 50 anos de idade. Os homens, em geral, são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres, que têm seu risco aumentado se estiverem acima do peso e também após a menopausa. "O ideal é procurar um especialista ao apresentar os sintomas", arremata o otorrino.

Bruna Martins

Nenhum comentário: