20/09/2018

Dermatologista aponta como prevenir as estrias

SAÚDE 

Elas surgem onde menos se espera e provocam uma série de incômodos, principalmente nas mulheres; as estrias são alterações cutâneas muito frequentes, em especial, na gestação. Diante desse problema, a dermatologista do Hapvida Saúde Eline Weba indica quais os cuidados para preveni-las, no caso específico das gestantes, a profissional sintetiza que o que a provoca é o estiramento da pele. "Se a gestante está com IMC abaixo de 27%, que é ideal, e não ganha tanto peso ao longo da gestação, então menos estira a pele. Mas se a mulher engorda antes mesmo de engravidar, a probabilidade de estirar a pele é ainda maior", revela.
A dermatologista indica que as estrias sem gestação são diferentes. "Quando se é jovem, a estria é fininha e clara. Mas a gestação pode levar a um estiramento rápido e agressivo, por isso aparecem estrias nos seios, no abdômen e em outras partes do corpo que aumentam de tamanho", disse.
Para evitar o problema, Eline Weba aponta que o ideal é a gestante prevenir o surgimento assim que souber que está grávida, utilizando cremes hidratantes, já que a pele está sendo alterada por causa das mudanças hormonais fisiológicas normais. "A pele precisa de uma hidratação maior por causa desse estiramento", frisa.
Além disso, a profissional do Hapvida aponta que a mulher deve preferir utilizar produtos para tomar banho ou se higienizar menos agressivos, utilizando sabonetes neutros, mais suavizantes. "Por mais que não se use o sabonete para o banho, só a chuveirada, no calor, já ajuda, pois as temperaturas elevadas ressecam a pele e os estiramentos são mais agressivos", afirma.
A dermatologista ainda destaca que a água do banho tem que ser, de preferência, fria; também deve-se controlar o ganho de peso. "O ideal é aumento de peso de até 15 kg na gestação, mas isso depende de cada caso", disse.

AI COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: