No segundo dia da Feira Hospmed, a maior feira de hospitais, laboratórios, clínicas e farmácias do Nordeste, aconteceu o VII Congresso Norte-Nordeste de Medicina Laboratorial - MEDLAB. O evento contou com a participação de palestrantes regionais e nacionais de referência dentro da área da Medicina Laboratorial e tem como objetivo debater os desafios decorrentes dos avanços tecnológicos para o diagnóstico laboratorial e o impacto para o desenvolvimento dos profissionais da Saúde.
Com um público majoritariamente de jovens universitários, a palestra do Dr. Guilherme Lopes intitulada “Os avanços da pesquisa científica no Brasil” abordou um tema relevante para o futuro da ciência no país e dos estudantes que seguirão o caminho da pesquisa.
Para o Dr. Guilherme, graduado em Biomedicina, com doutorado em Biotecnologia e atualmente o Doutor mais jovem do Brasil, a falta de investimento e corte de gastos com a pesquisa científica é preocupante.
“A gente está num cenário político-econômico bastante desfavorável para a ciência. Precisamos levar informação científica para a população, dessa forma as pessoas vão saber quais os benefícios da ciência e assim cobrar dos políticos, já que eles vão ditar as leis. A ciência é o que move a economia do país, se não houver pesquisa em tecnologia e inovação o país não anda e continuará estagnado nessa crise” enfatiza Guilherme Lopes.
O estudante de Farmácia, Jeremias Antunes, participou do evento para apresentar seu artigo científico durante o MEDLAB e atenta para a importância da bolsa de incentivo à pesquisa como principal estímulo para continuar na área científica.
“O financiamento das pesquisas no Brasil é fundamental, pois as pesquisas são realizadas justamente para promover melhorias para a sociedade. Eu comecei na pesquisa como voluntário e hoje sou bolsista do Programa de Educação Tutorial e a bolsa é um estímulo interessante, até porque há gastos para desenvolver pesquisas e participar de congressos” afirma o estudante.
A II Feira Hospmed, além de debater o panorama acadêmico nas palestras, traz para os estudantes também a oportunidade de conhecer nos stands dos patrocinadores aparelhos que vão encontrar no mercado de trabalho, como explica Hugo Coelho, assessor científico da Bioclin.
“A Feira Hospmed é uma grande oportunidade para que os estudantes conheçam as tecnologias que o mercado hoje tem absorvido e se familiarizar com os aparelhos que vão encontrar no mercado de trabalho” explica.
Romero Barros, representante da LocMed Hospitalar, reforça também a relevância da interação entre as empresas e os futuros profissionais da área.
“A participação da LocMed na Feira HospMed faz com que vários profissionais da saúde possam conhecer a nossa marca, trazendo uma maior abrangência de divulgação e ampliação da marca” afirma.
A segunda edição da feira continua neste domingo (26) a partir das 9h no centro de Convenções Atlantic City, espaço três. A programação conta com uma grande variedade de palestras dos congressos: VII Congresso Norte-Nordeste de Medicina Laboratorial (MEDLAB); II Congresso Internacional de Farmácia Clínica do Piauí (CINFAPI) e o II Simpósio de Terapia Intensiva do Piauí (SIMTEPI).
Égide Comunicação Corporativa e Marketing Digital |
Nenhum comentário:
Postar um comentário