18/07/2018

Neurocirurgião indica que Parkinson também pode atingir adultos jovens

SAÚDE
Problema neurológico que afeta os movimentos, provocando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita, a doença de Parkinson preocupa milhares de pessoas em todo o país, que não sabem como agir diante desse mal. Pensando nisso, o neurocirurgião do Hapvida, Denner Zandonadi explica quais os principais sintomas ligados a esse problema que aflige a tantas pessoa. 

"A doença de Parkinson (DP)  é caracterizada por uma degeneração de uma área do cérebro chamada substância negra que produz um neurotransmissor chamado dopamina. A dopamina age em um circuito neuronal responsável pelo automatismo dos movimentos levando a uma série de sinais e sintomas motores como: bradicinesia (diminuição dos movimentos), tremor em repouso, rigidez dos movimentos e instabilidade postural, entre outras", aponta.

O profissional do Hapvida ainda sintetiza que existem outros sintomas não motores que estão vinculados a doença: depressão, psicose, constipação intestinal, seborreia e até demência. No que tange ao grupo mais suscetível ao problema, Denner Zandonadi indica que o Parkinson é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, porém também pode afetar os adultos jovens. "É mais comum em pacientes a partir da quinta década de vida, mas alguns casos podem ocorrer precocemente em adultos jovens, estes estão mais relacionados a fatores genéticos por mutações em um gene específico", indica.

Diante desse quadro, o neurocirurgião esclarece que a DP é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, incurável e progressiva. "Tem tratamento para controle dos sintomas, medicamentoso e até cirúrgico. Reabilitação motora, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista e cuidados de enfermagem ajudam na melhoria da qualidade de vida e conforto desses pacientes", finaliza.

AI COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: