21/02/2018

Aplicativo Salve Maria é destaque no site da BBC de Londres

A matéria ouviu a delegada Eugência Villa que destaca as iniciativas desenvolvidas no Piauí para o combate ao feminicídio

A solução tecnológica que tem ajudado a salvar mulheres vítimas de violência no Piauí, o Salve Maria, aplicativo de celular desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), foi destaque no site internacional da BBC.
A matéria escrita pela jornalista Fernanda Odilla, que atua em Londres, na Inglaterra, cita ainda a viagem da diretora de Gestão Interna da SSP-PI, delegada Eugênia Villa, com a finalidade de conhecer as práticas utilizadas pela polícia britânica e, claro, apresentar iniciativas desenvolvidas no Piauí, voltadas para o combate ao feminicídio.
Para a BBC, a delegada destacou que o Piauí foi um dos primeiros estados a registrar o feminicídio em seus processos, tido desde 2015 como crime hediondo. Portanto, o app foi desenvolvido para reduzir os índices de agressões praticadas contra a mulher e conta com duas modalidades de denúncias, sendo uma o botão do pânico, que emite um alerta com geolocalização para uma central policial que desloca a viatura mais próxima para atender a ocorrência.
“É importante ver que um trabalho feito no Piauí com o uso da Tecnologia da Informação (T.I.) pode salvar a vida da mulher, pode combater um crime que tem crescido muito nos últimos anos no Brasil e que a imprensa, por meio de publicações como essa da BBC, podem contribuir significativamente para o combate à violência à medida que divulgam matérias sobre a eficiência do aplicativo”, ressalta o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros.

Downloads
O analista de sistemas da Agência de Tecnologia, Carlos Júnior, técnico responsável por conceber a ferramenta, conta que, desde março de 2017, o Salve Maria registrou 4.286 instalações em celulares, sendo 420 nos últimos 30 dias e 66 downloads só na última semana.
“Ficamos muito satisfeitos com essa repercussão em saber que o Salve Maria está sendo difundido não só em outros estados do Brasil, mas também em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, pois a Polícia de Miami esteve aqui recentemente e também elogiou a iniciativa. Agora, a delegada Eugênia Villa foi representar a Secretaria da Segurança do Piauí lá em Londres, representando também o nosso trabalho no Governo do Piauí, por meio da ATI”, conta Medeiros.
De março a dezembro do ano passado, foram totalizadas 147 denúncias de violência contra a mulher, recebidas no app. Janeiro de 2018 apareceu com 64 queixas. Qualquer piauiense pode baixar o aplicativo e denunciar de modo sigiloso casos de agressão anexando fotos, vídeos, áudios, informando dados da ocorrência como nome da vítima e do agressor, endereço, entre outros detalhes.
O download do Salve Maria é gratuito. O aplicativo está disponível na Play Store e em breve poderá ser baixado também em aparelhos com tecnologia iOS.

Nenhum comentário: