05/05/2017

SASC realiza Seminário de Implantação do Programa Criança Feliz no Piaui

Nos dias 04 e 05 de maio aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania - SASC, o Seminário de Implantação do Programa Criança Feliz no Piauí. O evento foi realizado pela SASC com apoio do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, deputado Zé Santana, o seminário tem o objetivo de conduzir um alinhamento institucional entre o Estado e os 173 municípios que aderiram ao Programa. “O Criança Feliz é uma prioridade para o Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Estamos todos unidos para trabalharmos pelo desenvolvimento das crianças na primeira infância e direcionamos nossos esforços para atender gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias do BPC”, explicou.
Nos dois dias de evento estiveram presentes gestores dos municípios do sul e norte do Piauí, que segundo o Zé Santana “eles devem assumir um compromisso com a capacitação continuada como forma de elevar suas metas e atender mais e melhor as crianças”, disse.
Rosângela Sousa, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e coordenadora estadual do Programa Criança Feliz no Piauí, agradeceu a iniciativa e falou sobre a receptividade dos gestores com a ação. “Queria agradecer o secretário Zé Santana por ter acolhido tão bem a ideia de realizar o seminário e é possível vê a satisfação dos municípios de ter esse momento hoje”, pontuou.
Programa Criança Feliz
As ações do programa serão coordenadas em várias áreas: saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Além disso, serão incluídas as visitas domiciliares semanais, com o objetivo de oferecer às famílias mais informação e interação com suas crianças, identificando as oportunidades e os riscos para o desenvolvimento infantil.
O Programa Criança Feliz será operacionalizado no Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a qualificação do atendimento às famílias e o fortalecimento de vínculos familiares. Por isso que os beneficiados do Programa Bolsa Família serão o foco do programa. As ações serão executadas de forma descentralizada e integrada, com orçamento de R$ 300 milhões.
O lançamento oficial do Programa Criança Feliz será realizado no dia 11 de maio, em evento que terá a presença do governador Wellington Dias e do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, deputado Osmar Terra.

Ascom

Nenhum comentário: