09/03/2017

Iracema faz discurso no Dia Internacional da Mulher

Foto: Assessoria Brasília /DF 
Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a deputada federal Iracema Portella (PP-PI) fez um discurso no Plenário da Câmara dos Deputados. A deputada reforçou ser preciso aproveitar a ocasião para promover debates mais profundos sobre os frutos que já foram colhidos nessa batalha e os desafios que ainda existem pela frente.
A parlamentar defendeu também que a luta pelos direitos femininos deve ser constante. As transformações rápidas do mundo contemporâneo impõem, a cada dia, novas missões para garantir que todas as mulheres tenham uma vida plena, saudável e feliz, bem longe do preconceito, da discriminação e da violência.
“É diante desse cenário que nós, da bancada feminina do Congresso Nacional, atuamos cotidianamente. Nosso papel é o de discutir, avaliar, elaborar e buscar os meios necessários para a aprovação de proposições que sejam capazes de assegurar os direitos femininos, além de monitorar e fiscalizar, de perto, as políticas públicas voltadas às mulheres”, disse.
Iracema não deixou de mencionar em Plenário, que um dos avanços recentes, foi a aprovação, pelo plenário desta Casa, do Projeto de Lei 5555/13, que modifica a Lei Maria da Penha para tipificar uma nova forma de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Com o texto aprovado, essa nova forma de violência é a divulgação pela internet (ou em outro meio de propagação) de informações, imagens, dados, vídeos, áudios, montagens ou fotocomposições da mulher sem o seu expresso consentimento.
A parlamentar progressista destacou também o Fundo de Combate à Violência contra a Mulher. Um projeto que nasceu das discussões sobre o tema aqui no Parlamento. Viabilizar a implantação do Fundo, destinado a financiar as ações voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher, é um passo crucial para que possamos superar esse problema.O Fundo receberá dinheiro do orçamento, de doações, de convênios e de seus rendimentos para investir em políticas de combate à violência contra a mulher.
“Precisamos, com urgência, transformar esse sonho em realidade, para fazer a diferença na vida de milhares de mulheres brasileiras que têm um cotidiano marcado por violência, medo e insegurança”, falou Iracema. Que defendeu também que a luta continua e deve ser ampliada para aumentar e melhorar a participação feminina nas esferas de poder. As mulheres estão sub-representadas em posições de liderança: em cargos eletivos, no serviço público, na iniciativa privada e no meio acadêmico.
Para concluir, Iracema Portella ressaltou que, o empoderamento feminino é uma das nossas principais frentes de ação. Temos que romper as barreiras que ainda impedem que tantas mulheres ocupem postos de destaque na sociedade.
“Vamos aprimorar a qualidade da nossa democracia se formos capazes de promover uma participação igualitária de mulheres e homens na tomada de decisões do País. É o que queremos. É o que o Brasil precisa e merece”, concluiu a parlamentar piauiense.

Ascom

Nenhum comentário: