19/06/2016

Mutirão do Programa Olhar Bem beneficia 70 idosos de Cajueiro da Praia


Olhos saudáveis e mais qualidade de vida é o que terão os 70 beneficiados do município de Cajueiro da Praia que foram levados ao mutirão do Programa Olhar Bem, em Parnaíba, pela Prefeitura de Cajueiro da Praia, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de junho, disponibilizou consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata gratuitas à população da região, com idade a partir de 60 anos. O mutirão integra as atividades do Programa Olhar Bem, do Governo do Estado, e atendeu, neste período, mais de 10 municípios da região da Planície Litorânea.

Ao todo, foram realizadas 70 consultas, destas, 39 resultaram em cirurgia de catarata aos idosos de Cajueiro da Praia. “Foi um sucesso completo. Todos os idosos beneficiados se sentiram muito bem acolhidos pelas nossas equipes. Eles contaram com todo apoio da prefeitura, tanto no deslocamento, por meio de ônibus cedidos pelo município, como pela parte da alimentação. Fizemos tudo para que nossos idosos tivessem todo o apoio e recebessem o tratamento de forma adequada para a realização das consultas e das cirurgias”, explica Pedro Júnior, secretário de Saúde de Cajueiro da Praia.

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, do total da população de idosos (60 anos ou mais) do Brasil, 28,7% foi diagnosticada com catarata. A maioria dos casos de fraturas de cabeça, do fêmur em pessoas idosas costumam estar ligadas ao fato de elas não estarem enxergando bem ao andar nas ruas, ao subir ou descer calçadas e escadas.

Para a prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, a ação tem um significado muito grande para a população, principalmente no que tange à qualidade de vida.  “80% das relações humanas com o mundo se dá por meio da visão. E perder isso é perder uma parte fundamental da vida. É muito gratificante poder contribuir para melhorar a qualidade de vida e autonomia dos nossos idosos, que já contribuíram tanto para o crescimento do nosso município”, finaliza.

Ascom

Nenhum comentário: