Por intermédio da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, cerca de 190 jovens do município de Cajueiro da Praia receberam cursos de informática básica, oferecidos pelo projeto Escola Móvel de Inclusão Digital (Caminhão Digital) da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc).
Um dos principais objetivos do projeto é oferecer aos participantes as habilidades básicas para sua inserção no mercado de trabalho. “É uma qualificação profissional de grande importância que, por meio da inclusão digital, alcança pessoas carentes, inclusive portadores de necessidades especiais”, frisa a prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro.
No curso, com duração de dois meses, os jovens com idade a partir de 14 anos receberam o conhecimento necessário realizar operações básicas do sistema operacional Windows, utilização do pacote Office (Word, Excel, e Power Point), além de acessar a internet através dos navegadores mais usados atualmente.
Na festa de confraternização oferecida aos concludentes do curso na Comunidade de Barra Grande, Davilson dos Santos Soares destacou a oportunidade que teve de atualizar seus conhecimentos em informática. “Temos acesso muito fácil ao telefone e acabamos perdendo as noções básicas do computador. Então, esse curso veio para ajudar a relembrar as pessoas que já tinham algum conhecimento de informática, como é meu caso", explica.
Por ser uma cidade turística, o instrutor de informática do Caminhão Digital, Jailson de Sousa, afirma que Cajueiro da Praia ganha muito com os novos profissionais que suprirão as necessidades do mercado local. “Aqui há muitas pousadas, bares e hotéis que necessitam de pessoas que saibam operar o desktop e ainda havia poucos com essa experiência. Agora, com o apoio da Prefeitura, eles sairão capacitados e aptos a ingressar no mercado de trabalho”, diz.
Este é o caso da concludente do curso, Tassia de Araujo Veras, que mora em Barra Grande e pretende aprofundar os conhecimentos que adquiriu para atuar no setor de turismo local. “Aprendi a mexer mais na máquina, principalmente, em programas que são usadas na rede hoteleira e de turismo, que é onde está a maioria dos empregos oferecidos na região. Quero progredir e fazer um curso avançado para aprofundar mais meus conhecimentos”, finaliza.
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário