24/01/2016

Firmino Filho recebe empresários e acredita no aquecimento da construção civil

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, declarou na tarde desta sexta-feira (22) que em meio à crise financeira e falta de receitas tributárias suficientes, a saída para manter o setor da construção civil aquecido, gerando emprego e fazendo as obras andarem, infelizmente, é o endividamento. A declaração foi durante o encontro com o presidente da Associação Piauiense dos Empresários de Obras Públicas (Apeop-PI), Arthur Feitosa. "A prefeitura tem diversas obras em fases diferente e algumas com dificuldades até para iniciar. Mesmo obra com recurso federal garantido está nessa situação, dependendo de uma liberação administrativa dos ministérios. Uma alternativa que hoje temos já dialogado para o financiamento de obras públicas nos próximos anos é junto a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina)", explica Firmino Filho.

Para o presidente Arthur Feitosa, esse é um dos motivos que fizeram os construtores e demais contratados do poder público se reunirem em associação. "Temos uma pauta propositiva para ajudar os gestores a encontrarem as melhores saídas para cada situação. Hoje, somos 72 empresas na Apeop-PI e tem bastante empresário querendo fazer parte do processo, por que na dificuldade uma das melhores opções é a união de forças" ressalta Feitosa.

No reunião, o vice-presidente financeiro da associação de empresários, Gilberto Cordeiro, comentou uma sugestão que surgiu da ideia de um  construtor ligado a Apeop-PI. "Um dos nossos companheiros construtores falou essa semana que falta na gestão pública do Piauí a figura do engenheiro orçamentista. Ele pode qualificar a execução do orçamento da obra e ainda cobrar o uso do material adequado previsto no projeto, além de praticamente eliminar a cultura de aditivos. Isso gerando menos custos-extra para a máquina pública" citou Cordeiro. Segundo o presidente da Apeop-PI, a proposta vai ser encaminhada de maneira formal tanto para o governo do Estado como para as prefeituras.

Diante dessa e outras sugestões repassadas na conversa com os membros da diretoria da Apeop-PI, o prefeito Firmino Filho, avaliou como positiva a organização associativa dos empreiteiros. "É sinal de amadurecimento e fortalecimento do setor da construção civil na capital. Nós, que estamos na gestão do município, queremos deixar o caminhos aberto a partir de hoje para um diálogo mais amplo com a categoria que precisa crescer mais e ajudar a desenvolver o estado" disse Firmino Filho.

A posse da nova diretoria da Apeop-PI acontece na próxima quinta-feira (28/11) e ao receber o convite, o prefeito da capital garantiu presença. O empresário Arthur Feitosa comemorou a proximidade com a gestão da principal cidade do Piaui e de uma região importante, incluído o estado do Maranhão. "Nós fazemos questão de estar ao lado dos administradores e não queremos que a Apeop-PI seja vista apenas pelas cobrança que faz para garantir o direito dos empreiteiros. Aqui com o prefeito Firmino Filho pudemos mostrar um pouco disso é acho que ele percebeu" finaliza Arthur.


Informações: Wellyson Costa, jornalista (86) 99854 9828

Arthur Feitosa, presidente da Apeop-PI (86) 99985 0556

Nenhum comentário: