28/11/2015

Programa de rádio da Codevasf destaca importância de recuperação e proteção de nascentes

A preservação de nascentes é fundamental para garantir a quantidade e a qualidade da água no planeta, pois elas originam os cursos d'água e, se bem conservadas, alimentam os rios de forma abundante e contínua. Para isso, é necessário evitar poluição, desmatamento e ocupação irregular nas margens dos corpos hídricos. Outras ações, como plantio de mudas de espécies nativas, contribuem para recuperar áreas já degradadas e controlar os processos de erosão.
 
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) executa alguns trabalhos nesse âmbito, em sua área de atuação. No Piauí, por exemplo, a empresa investiu na construção de um viveiro na Floresta Nacional de Palmares, no município de Altos. 
 
Mais de 60 mil mudas de espécies florestais nativas já foram produzidas no espaço, implantado por meio de convênio com a Associação de Reposição Florestal do Estado do Piauí (Piauiflora). O local tem capacidade para produção média de 250 mil mudas/ano. Essas mudas serão usadas no reflorestamento de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. 
 
A fim de divulgar a importância de trabalhos como esse e de conscientizar a população a respeito da necessidade de conservar os mananciais, a Codevasf produziu, por meio de sua Assessoria de Comunicação, um programa de rádio sobre o tema. 
 
O boletim radiofônico é enviado a rádios de todos os estados onde a Codevasf atua, abrangendo municípios situados nas bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim. Ouçam o programa de rádio neste endereço: https://soundcloud.com/codevasf/programa-de-radio-voce-sabe-qual-a-importancia-da-protecao-e-preservacao-das-nascentes-dos-rios

Nenhum comentário: