Foto Neblina Orrico
A senadora Regina Sousa (PT-PI) participou da reunião da bancada do Piauí, nesta quinta-feira (15/10), para discutir as emendas da bancada que serão apresentadas, até a próxima semana, ao Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (PLOA 2016).
A senadora Regina Sousa disse que a reunião foi muito importante para definir onde serão alocadas as emendas de cada parlamentar da bancada. “São 15 emendas, uma para cada parlamentar – senador ou deputado federal – e mais duas emendas extras que serão definidas em conjunto”, explicou.
Segundo definição dos parlamentares presentes, as duas emendas serão destinadas às obras do perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, e a segunda será para a cidade de Teresina, destinada às obras da duplicação da Via Sul, no trecho da Ponte Wall Ferraz até ponte sobre o rio Poti, na avenida Gil Martins.
A emenda individual da senadora Regina será destinada a assegurar recursos hídricos para a região do semiárido no Piauí. “Ainda vou conversar com o governador Wellington Dias para definir os detalhes da minha emenda que deve ser apresentada até a próxima terça-feira (20/10)”, explicou ela.
Além dos deputados federais e senadores piauienses, estiveram presentes na reunião o secretário de Planejamento do Piauí, Antônio Neto, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o secretário municipal de Planejamento da capital, Washington Bonfim, e o presidente da Codevasf, Felipe Mendes.
Em discurso, senadora defende necessidade de se cortar gastos
Muito barulho tem sido feito em relação ao ajuste fiscal para fechar o orçamento que veio com déficit, afirmou a senadora Regina Sousa, durante discurso nesta quinta-feira (15/10) no Plenário do Senado, conclamando que o corte de gastos seja feito em todas as esferas e em todos os poderes. “Alguns governadores estão encaminhando seus orçamentos com déficit também, talvez para chocar os outros Poderes, que simplesmente encaminharam seus percentuais orçamentários baseados em receitas nem sempre realizáveis”.
Regina Sousa propôs que todos os setores colaborem. “O Senado, a Câmara dos Deputados e os outros Poderes também precisam se manifestar, não podem só gastar e mandar a conta. Também não podem ficar reverberando que o Executivo gasta muito. Fica o desafio. Vamos cortar gastos”.
Muitos setores, segundo a parlamentar piauiense, “chamam gasto as despesas do Bolsa Família, do Minha Casa, Minha Vida, do PROUNE, do PRONATEC, das políticas para as mulheres, para a igualdade racial e para os direitos humanos. Nós chamamos isso de investimento. Isso é investir nas pessoas”.
Regina também cobrou que novas fontes de recursos sejam encontradas. “É certo que a carga tributária brasileira é alta. Mas, se não tivesse sonegação, ela seria menor”.
A senadora piauiense também parabenizou os professores e professoras pela passagem do Dia do Professor e elogiou a atuação da bancada feminina no Congresso Nacional que realizou nesta quarta-feira um encontro para debater o Pacto Federativo em defesa dos direitos das mulheres, que mobilizou deputadas federais, senadoras, deputadas estaduais e vereadoras das capitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário