O Conselho Regional de Psicologia do Piauí, através da Comissão de Tanatologia, realiza, nesta quinta-feira (10), em Parnaíba, atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio. A programação prevê aula de zumba e uma mesa redonda com o tema “Suicídio: Prevenção e Posvenção”.
Patrícia Moreira, psicóloga e presidente da Comissão de Tanatologia do Conselho de Psicologia do estado, ressalta que até 90% dos possíveis suicídios podem ser evitados. “Nossa proposta é estimular a discussão sobre essa temática tão delicada e, assim, contribuir para conscientização e prevenção. É importante que estejamos atentos aos sinais que o indivíduo suicida pode emitir, pois cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos”, explica.
A partir dos anos 90 o suicídio começou a ser tratado como grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos últimos 45 anos a taxa de suicídio cresceu 60% em escala mundial. No Brasil, de acordo com o mais recente Mapa da Violência, de 2014, o Piauí está em quinto lugar no ranking dos estados com o maior número de casos de suicídio.
Confira a programação:
Sensibilização sobre suicídio
Local: Praça da Graça
Horário: 8h30
Aula de Zumba
Local: Praça da Graça
Horário: 9h
Mesa redonda “Suicídio: Prevenção e Posvenção”
Local: Faculdade Mauricio de Nassau
Horário: 19h
Jádna Luz
R2 Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário