20/08/2015

Iracema fala, em plenário, sobre experiência inovadora de agricultura orgânica no Piauí


A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) fez, nesta quinta-feira dia 20 de agosto, um pronunciamento no plenário da Câmara para ressaltar o sucesso do projeto Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí, um grande polo de agricultura orgânica certificada.
Iracema destacou que o empreendimento conta com o apoio de toda a bancada federal do Piauí, que destinou uma emenda ao Orçamento no valor de R$ 52 milhões para a execução da segunda etapa do  projeto. A iniciativa tem gerado emprego, renda e esperança para os moradores e agricultores da região de Parnaíba e Bom Princípio.
Em seu discurso, a deputada explicou que o projeto, nessa primeira etapa, já conta com 2443 hectares irrigáveis, gerando 2369 postos de trabalho (fixos e temporários) durante o ano. Quando estiver concluído, com a execução da segunda fase, a expectativa é alcançar uma renda bruta anual de R$ 160 milhões, além de 14 mil empregos diretos e 25 mil indiretos. Até lá, serão beneficiados 90 mil moradores da região.
Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí é um exemplo de como a eficiência no uso da água traz grandes resultados para a população. A fonte de suprimento hídrico é o rio Parnaíba, cuja captação está localizada próxima à foz, sem conflito entre o abastecimento humano e a geração de energia.
Parte da água que iria para o mar tem sido aproveitada para alavancar o desenvolvimento, permitindo a produção de frutas tropicais, com foco na agricultura orgânica certificada, como a acerola, produzida durante todo o ano. Também são destaques a  acerola orgânica para extração de vitamina C, que compõe medicamentos e suplementos, a manga orgânica, o jaborandi, a melancia, o caju orgânico e a goiaba.
Pelo menos 25 áreas estão aquecidas com o trabalho no Perímetro, dentre elas: insumos orgânicos, alimentos para funcionários, máquinas agrícolas, material de irrigação, viveiro de mudas, ferragens, médicos, construção civil, bancos, cartórios, sementes, combustível, frete de  caminhão e outros que estão indiretamente vinculados ao setor.

A parlamentar piauiense esteve na semana passada na região dos Tabuleiros Litorâneos. Segundo ela, empreendimentos dessa natureza têm assegurado avanços econômicos e sociais às comunidades, dentro dos princípios do desenvolvimento local, integrado e sustentável.
Iracema reforçou ainda que a emenda destinada ao projeto conta com o apoio do senador Ciro Nogueira e dos deputados Heráclito Fortes, Rodrigo Martins, Silas Freire e Átila Lira.
A deputada não deixou de mencionar o olhar atencioso do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, além da parceria com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS no Piauí, Djalma Policarpo. “O trabalho desses órgãos tem sido fundamental para que o projeto alcance seu pleno potencial”, sublinhou Iracema.
“Várias parcerias e convênios com instituições de pesquisa, de ensino público e privado, também demonstram a força da agricultura orgânica certificada em nosso Estado. Nós acreditamos que o Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí vai superar obstáculos e se tornar, em breve, a maior área contínua de fruticultura orgânica certificada do Brasil. No que depender de mim, isso já é realidade”, concluiu a deputada piauiense.

  
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Iracema Portella (PP-PI)

Nenhum comentário: