11/05/2015

Projeto Pesca Solidária contribui para a conservação do peixe-boi marinho no litoral do Piauí e Ceará

Fotos divulgação

O Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, realizado pela Comissão Ilha Ativa desenvolve inúmeras atividades na região do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa litorânea dos estados do Piauí e Ceará. As ações abrangem os municípios de Cajueiro da Praia (PI), Barroquinha (CE) e Chaval (CE) e são voltadas para a organização social, geração de renda, educação e preservação ambiental.

Dentre as ações de preservação ambiental, existe o monitoramento do peixe-boi marinho, que é realizado mensalmente durante sete dias seguidos. A equipe de biólogos responsáveis por esse monitoramento embarca nos rios do estuário e no mar para coletar diversos dados ambientais, como teor de salinidade, pH da água, temperatura, dentre outros, além de fazer registros fotográfico do animal e observar seu comportamento e número de indivíduos.

Os corpos d’agua na região do estuário do Timonha e Ubatuba são bastantes conhecidos pelo aparecimento da espécie, que já desapareceu em alguns outros estados da região nordeste, como Espirito Santo, Sergipe e Bahia. O município de Cajueiro da Praia, no Piauí, foi a primeira cidade brasileira a conceder o título de patrimônio natural ao peixe-boi marinho, e no calendário de eventos turísticos do município a figura do mamífero aquático se faz presente.

Ccom Pesca Solidária

Nenhum comentário: