11/07/2014

XIII Festival de Quadrilhas encanta o público de Cajueiro da Praia


O XIII Festival de Quadrilhas de Cajueiro da Praia foi aberto na noite de ontem, na Praça de Eventos do município. Com as arquibancadas lotadas, o público que prestigiou o primeiro dia do evento se encantou com a apresentação das quadrilhas, que ousaram nos figurinos e nas coreografias. “Esperamos o dobro do público do ano passado. O festival ganhou maturidade e nesse ano resolvemos ousar, criando o concurso regional. Além das quadrilhas da nossa cidade, temos inscritos de outras cidades e até de outros estados, como o Ceará. Ao todo, são seis quadrilhas e a disputa será acirrada”, disse a superintendente da Fundação Cultural de Cajueiro da Praia, Ana Nécia.

Durante a abertura, a prefeita Vânia Ribeiro destacou a importância do evento para o fortalecimento da cultura local. “Esse é o segundo festival realizado na nossa gestão. Estamos resgatando a beleza dessa festa, tão importante para nossa cidade. Além de envolver nossas crianças e jovens é uma forma de gerar renda e emprego aos filhos de Cajueiro”, disse. Vereadores, secretários, servidores municipais e lideranças participaram da abertura na noite de ontem. Como já é tradição, as boas-vindas ao público foi dada pelas crianças da creche comunitária Tia Adalgisa, com a quadrilha “Herdeiros do Futuro 2014”, que mostrou uma bela apresentação e passou uma mensagem de otimismo aos presentes.
A animação da turma da 3ª Idade ficou evidente com as quadrilhas “Raízes de Barra Grande”, do povoado de Barra Grande, e quadrilha “Vida Ativa”, de Cajueiro da Praia. Na primeira, os “matutos” se divertiram com os passos do “cego, do bêbado, com o túnel e a roda”. A segunda veio com outro ritmo e chamou atenção também pela vibração da rainha. Entre as quadrilhas, houve apresentação do projeto da professora da UFPI Maria Helena Cortez, com o casamento do Peixe-boi e do Cavalo-Marinho, ambos símbolos do município de Cajueiro da Praia.

A ideia, segundo ela, é criar uma identidade cultural para o município. “Iremos realizar uma série de eventos. O noivado já aconteceu e o casamento acontece dia 27 de Julho na Barrinha. Queremos envolver toda a comunidade”, disse a professora. O projeto tem o apoio da Prefeitura. As crianças e adolescentes atendidas pelos programas PET/Projovem de Barra Grande deram continuidade às quadrilhas, com passos sincronizados e muita alegria. As apresentações do dia foram encerradas pela quadrilha “Estrela Junina”, da U.E Oscar Lima, com o tema “Em um São João de Chitas e Fitas”.

O casamento, com direito a todos os personagens, abriu esse espetáculo, onde não faltou criatividade, simpatia e muita dança. Quem estendeu a festa foi a banda cearende Forró de Estouro.  Hoje, começa a grande disputa entre as quadrilhas a partir das 19 horas. Depois mais shows devem embalar o público até a madrugada. O XIII Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural e tem o apoio do Governo do Estado e da rádio Cajueiro 87,9. 

Ascom Cajueiro da Praia

Nenhum comentário: