O Ministério da Saúde prorrogou, em todo o país, a vacinação contra a gripe, decidindo que cada município ficará, a partir de agora, com a definição de data para finalizar a distribuição da vacina em seus postos de saúde. A data final da campanha estava marcada para esta sexta-feira (9), mas, o percentual de cobertura vacinal estava muito abaixo do esperado e, por essa razão, o prazo foi estendido. No Piauí, até essa quinta-feira (8), a cobertura estava em 46,72 %.
Em todo o Brasil, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), cerca de 50% do público-alvo da campanha havia se vacinado no prazo estipulado inicialmente pelo Ministério, representando 21,3 milhões de pessoas: cobertura muito aquém da espera, uma vez que a meta mínima a ser atingida é 80% de cobertura, vacinando cerca de 49,6 milhões de brasileiros.
O público-alvo da vacinação contra a gripe compreende as crianças de seis meses a menores de cinco anos, as pessoas com 60 anos ou mais, os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), a população privada de liberdade (carcerários), os funcionários do sistema prisional e as pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Médicos alertam para os riscos de aumento dos casos da gripe, sobretudo, durante a Copa do Mundo, caso as pessoas que compõem o grupo prioritário não procurem a vacinação. A dose da vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio da doença.
Todos os postos de saúde estão disponíveis para a vacinação contra a gripe.
Cccom
Nenhum comentário:
Postar um comentário