A desobstrução do Rio Poti na altura da Ponte Leonel Brizola, bairro Mocambinho, zona norte da capital, será concluída pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) durante o mês de junho.
Batizada como Operação Rio Poti e iniciada em fevereiro, a limpeza da área barrada por aguapés, canaranas e restos de construção está com 85% de avanço. Até abril, a equipe da Segurança Aquática, responsável pelo trabalho de remoção, havia retirado 630 carradas de lixo do local contendo resíduos que iam de palmeiras a eletrodomésticos velhos.
“Temos envidados todos os esforços com vistas a recuperar o fluxo do rio mantendo sob controle a proliferação de macrófitas [plantas aquáticas], isso se deve ao trabalho eficiente da equipe da Semam”, disse o Secretário municipal de Meio Ambiente, Engenheiro Cleto Baratta.
Após a finalização do serviço, a equipe da Segurança Aquática fará o monitoramento das margens dos Rios Poti e Parnaíba. “A limpeza está quase concluída, até o dia 15 do próximo mês pretendemos tirar toda sujeira aquática das quatro colunas da ponte, e o rio com seu fluxo recuperado, levará pela natural correnteza os resíduos menores. Em seguida vamos acompanhar e evitar o crescimento de aguapé”, explica o Coordenador Erismar de Sousa.
Dez homens trabalham para a conclusão da limpeza com duas lanchas leves, e um trator para remover os blocos mais pesados de entulhos. “É um trabalho feito com bastante cautela, às águas têm em média seis metros de profundidade, encontramos cobras e aproveitamos para alertar que esta área não é adequada para banhos, inclusive afixamos placas nesse sentido”, conta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário