28/05/2014

Evento em Piripiri marca lançamento de Caderno de moda.

Fotos divulgação

Após Teresina e Parnaíba receber a palestra sobre as inspirações da moda para o inverno 2015, agora foi a vez dos empresários, estudantes e interessados em moda da cidade de Piripiri, ao norte do Estado. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Chrisfapi, na noite de terça-feira (27), com a presença de cerca de 80 pessoas. Na mesma oportunidade aconteceu o lançamento do Caderno “NOSSO” (subtítulo) Intensidade 2015, incluindo a distribuição de Kits para os empresários.

O projeto é uma iniciativa do SENAI, Cetiqt e Sebrae, contando com o apoio do Sindvest/PI (Sindicato da Indústria do Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecidos do Piauí) e visa estimular a criatividade e o design na cadeia produtiva na moda nas indústrias piauienses e brasileiras. De acordo com a palestrante, Cecília Souza de Carvalho, do SENAI/Cetqt do Rio de Janeiro, o objetivo principal da ação é desenvolver metodologias que proporcionem maior qualidade aos produtos da indústria de confecção e vestuários produzidos no Piauí.
Paro a gerente do Centro de Formação profissional “Cândido Athayde” – Unidade do SENAI do Piauí, responsável pelo desenvolvimento do projeto, o Caderno tem um diferencial por se tratar de um documento colaborativo, com conteúdo formatado por técnicos do SENAI de todo Brasil. “Este é apenas o primeiro ciclo do projeto, que tem duração de quatro anos”, afirmou Lívia Melo.

O empresário Agnaldo Brito, presidente da Associação das Indústrias de Confecção de Piripiri, disse que o projeto é de grande importância para as indústrias locais, já que atualiza os proprietários com as novas tendências nacionais. “Estamos satisfeitos em poder contar com entidades como o SENAI e o Sebrae que vêm ajudando as indústrias piripirienses a se tornarem cada vez forte e competitiva, através de ações de qualificações e aperfeiçoamentos dos nossos profissionais”, disse Agnaldo Brito.
Já o gerente da unidade do Sebrae local, Helder Freitas frisou a importância de eventos dessa natureza, onde traz novos conhecimentos para os que lidam com a indústria de confecção de Piripiri. “Antes desse evento, fizemos aqui uma celebração em comemoração ao mês da indústria para mostrar que temos compromissos de ajudar no desenvolvimento das mesmas. Piripiri já é destaque na região nesse segmento e nós que representamos as entidades de apoio estamos lutando cada vez mais para o crescimento das indústrias locais por meio de ações como estas”, pontuou Helder Freitas.

“As ações de consultorias, cursos, palestras e treinamentos trazidos aqui pelo SENAI e o Sebrae são maravilhosos, chegam no momento em que  a gente precisa capacitar. Essas instituições dão esse suporte, faz o empresário abrir a mente, ver as coisas de forma diferente, pensar em novos produtos”, comentou a empresária, Vera Lúcia, proprietária da fábrica de LIngerie Primeiro Ato, que iniciou na atividade com apenas três costureiras e hoje conta com 100 funcionários em sua empresa.
O coordenador do SENAI e do SESI de Piripiri, Murieel Queiroz, disse na abertura do evento, que as instituições envolvidas no projeto estão de parabéns pela grandiosidade da ação. “Piripiri possui hoje mais de 40 indústrias de confecções e todas elas estão em grau de desenvolvimento graças às parcerias com as entidades de Formação Profissional como o SENAI, o Sebrae que qualificam e formam seus colaboradores. Hoje temos aqui também os estudantes, que tenho notado estão ávidos para adquirir mais conhecimentos sobre o setor e quem sabe colocarem seus próprios negócios. Portanto, quero finalizar dizendo que eventos como estes são benéficos e ajudam no desenvolvimento do nosso município”, concluiu.
As ações de lançamento do Caderno NOSSO iniciaram em Teresina e já percorreram cidades como Parnaíba, Piripiri e por último Campo Maior, com realização na tarde desta quarta-feira (28).  Oficinas, Curso Laboratório de Criativação (como desenvolver produtos mais criativos) e as oficinas de Desenvolvimento de Produto, Olhar da Forma (modelagem) e Oficina Ensaio de Elaboração de fichas técnicas de produto para o planejamento de produção fizeram parte da programação. 

Jânio Holanda - ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: