13/05/2014

CRAS de Barra Grande ganha nova sede para melhor atender ao público


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, ganhou uma nova sede, mais centralizada e mais ampla, o que vai ajudar a atender melhor as mais de 200 pessoas que procuram pelo Centro todos os meses. No local, são realizadas as atividades com grupos de crianças, adolescentes e idosos, além dos atendimentos feitos por psicóloga, assistente social e pedagoga. O CRAS está situado na rua Pedro de Castro Medeiros, por trás da rua Pontal da Barra e o horário de funcionamento é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. 

As crianças e adolescentes – dos 6 aos 17 anos de idade – participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Quem estuda pela manhã, participa das atividades no turno da tarde e vice-versa. Nesse espaço eles têm oportunidade de interagir com outras crianças, através de atividades lúdicas. Já o grupo de idosos tem um encontro marcado todas as quintas-feiras a partir das 18 horas. O grupo engloba mais de 50 idosos com mais de 50 anos. 

Também é no Centro que é feito o recadastramento, bem como a atualização dos dados das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa-Família, do Governo Federal. A assistente social Samara Pires afirma que essa é a principal demanda no atendimento. A maioria dos casos, segundo ela, é de famílias que estão descumprindo com algum critério do programa, sendo a frequência escolar o grande destaque. “Se o aluno tiver três faltas na escola isso já repercute no sistema. Nós visitamos as famílias, de casa em casa, para conhecer e saber o porquê do problema. Essa também é uma forma de fiscalizar o cumprimento aos critérios do programa”, explica Samara. 

Ela afirma que a procura direta é menos frequente e que no CRAS também são solicitados outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) voltado para idosos e pessoas com deficiência que tem uma renda per capita abaixo de ¼ do salário mínimo, a carteira do Idoso – que dá direito a gratuidade ou desconto de 50% nas passagens interestaduais –, e o Passe Livre, que dá direito à gratuidade na passagem aos portadores de deficiências física, mental, auditiva ou visual, quando comprovadamente carentes.  

ASCOM CAJUEIRO

Nenhum comentário: