Reprodução |
Atendendo à campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde, o município de Cajueiro da Praia já iniciou a vacinação contra o HPV e a meta é imunizar 229 meninas de 11 aos 13 anos. Na manhã de hoje a vacinação aconteceu na Unidade Escolar Manoel Ricardo, em Cajueiro da Praia, quando 30 meninas receberam a primeira dose da vacina. A campanha segue até amanhã, quando haverá vacinação na Unidade Básica de Saúde do município, de 8 ao meio-dia.
Além de Cajueiro, a campanha de vacinação se estende aos povoados de Barra Grande, Boa Hora e Árvore Verde. “Essa é uma chamada do Ministério da Saúde que pretende incluir essa vacina nos postos. No total, são três doses. A segunda deve ser tomada após seis meses [da primeira dose] e a terceira após cinco anos [da segunda dose]. Não há nenhuma contra indicação, a adolescente só não pode estar grávida”, disse a enfermeira do PSF e coordenadora de atenção Básica de Cajueiro da Praia, Monique de Aquino.
Ela diz que antes da vacinação está sendo realizada uma atividade educativa, explicando mais sobre o HPV e a importância da prevenção. A estudante Mariane Lima, de 13 anos, foi uma das que atendeu ao chamado e recebeu a primeira dose da vacina. “Soube da campanha através do meu pai, que é agente de saúde. Já entendi a importância dessa vacina e não podia perder essa oportunidade de me proteger”, disse.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, formado por cerca de 5,2 milhões de garotas. O vírus HPV é o principal causador do câncer de colo de útero. De acordo com o ministro da Saúde, estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, cerca de 4,8 mil mulheres morreram por causa da doença no ano passado.
O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses para este ano, quantidade suficiente para imunizar 5 milhões de adolescentes.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário