12/02/2014

Fiscalização da PRF no transporte de produtos perigosos constata irregularidades.

Fotos PRF/PI

No decorrer desta terça-feira (11), no posto de fiscalização da PRF emTeresina, Km 11 da BR 316, sob a coordenação da Polícia Rodoviária Federal e participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMAR foi realizada a Operação Transporte Seguro.

Esta operação tem como objetivo o controle dos veículos que realizam o transporte de produtos perigosos. Busca-se a adequação desta modalidade de transporte de risco aos regulamentos de trânsito, ambientais e específicos para produtos perigosos.
 Ao final 43 veículos foram fiscalizados, na sua maioria transportando combustíveis, gás de cozinha e baterias automotivas. Foram aplicadas 69 multas por infração ao regulamento que disciplina o transporte de produtos perigosos.

Constatou-se motorista transportando carga perigosa com CNH vencida. Caminhão tanque transportando combustíveis com CIPP vencido. O CIPP é uma certificação do Inmetro que atesta as condições de segurança do veículo tanque para o transporte de produtos perigosos a granel.

 Ficou constatado ausência ou insuficiência de Equipamentos de Proteção individual – EPIs, bem como, Equipamentos para Situação de Emergência exigidos para uso pelos responsáveis pelo transporte de cargas consideradas perigosas e atendimento em situação de emergência.

Cargas perigosas como gasolina, álcool, diesel e baterias para carro eram transportadas sem licença ambiental. Estas infrações específicas foram punidas pela SEMAR, conforme a legislação que disciplina este tipo de transporte. Dois carregamentos de combustíveis estavam sem notas fiscais.
Operação voltada para este tipo de transporte visa a garantir o cumprimento da legislação específica. Com esta providência fica assegurada proteção aos trabalhadores responsáveis pelo transporte, transbordo, descarregamento e aqueles que prestam socorro em eventual atendimento emergencial. Evita-se as condições inadequadas do transporte, que poderiam resultar em acidentes com grandes possibilidades de perdas de vidas e danos ao meio ambiente".

Fonte: PRF/PI

Nenhum comentário: