26/11/2013

SENAI capacita profissionais para o mercado de laticínios

Divulgação
Em mais uma ação voltada para o setor de alimentos, o SENAI do Piauí (CTA) promoveu no período de 7 de outubro a 25 de novembro o curso Produtor de Iogurte para 32 participantes. Com carga horária de 160 horas, o curso foi realizado com demonstrações de Boas Práticas de Fabricação visando maior qualidade do produto e o processo de fabricação.

As aulas foram ministradas nas dependências do Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA) com demonstrações práticas e teóricas. Durante o curso foram repassados conhecimentos sobre como fazer iogurtes, desde a seleção da matéria prima até as demais etapas do processo.

“Entre as atividades os alunos aprenderam ainda a fazer testes de rotina para a avaliação da qualidade do leite, conheceram os tratamentos térmicos para pasteurização lenta e rápida e sobre a fabricação da bebida láctea com soro de leite, dentro dos requisitos exigidos pelos Ministérios da Agricultura e da Saúde”, disse a instrutora Marcielly Batista.
Para a aluna Maria do Carmo Ribeiro da Silva, de 28 anos, que é secretária do lar, o curso lhe trouxe mais um aprendizado que pode gerar mais uma renda. “Eu não sabia fazer iogurte e quando aprendi foi dentro das normas de fabricação, por isso acho que vou produzir para vender. De início em pequena quantidade, em casa, nas escolas e se tudo der certo vou ampliar e colocar meu próprio negócio”, afirmou Maria do Carmo.

“O Centro de Tecnologia em Alimentos do SENAI-PI tem procurado ofertar bons cursos que tem ajudado a formar novos profissionais”, ressaltou a gerente do CTA, Fernanda Castelo, acrescentando que a unidade também presta serviços laboratoriais e forma profissionais especializados, sempre com foco na absorção, adequação e difusão de novas tecnologias para o setor.

ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: